Mundo

Mais de 80 mil cruzam fronteira entre Colômbia e Venezuela

A reabertura "ordenada, controlada e gradual" da fronteira foi acertada em reunião entre os presidentes da Colômbia e da Venezuela


	Venezuelanos atravessam a fronteira com a Colômbia após abertura de corredor humanitário para permitir compra de alimentos e produtos básicos
 (Reuters/Carlos Eduardo Ramirez)

Venezuelanos atravessam a fronteira com a Colômbia após abertura de corredor humanitário para permitir compra de alimentos e produtos básicos (Reuters/Carlos Eduardo Ramirez)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de agosto de 2016 às 15h20.

Cúcuta - Mais de 90 mil pessoas se mobilizaram no primeiro dia de abertura gradual da fronteira entre Colômbia e Venezuela, que começou ontem e que ficou fechada por quase um ano por decisão do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, de acordo com o Migração Colômbia.

Conforme os dados divulgados pelo organismo neste domingo oficial, pelas diferentes passagens habilitadas no Norte de Santander se movimentaram 84 mil pessoas. O relatório detalha que entre Puerto Carreño, no departamento colombiano do Vichada, e Puerto Páez, Venezuela, cruzaram 417 pessoas.

Enquanto isso, pela Puente José Antonio Páez, entre o departamento de Arauca e o estado de Apresse, passaram 5 mil moradores dessa parte da fronteira. Já por Paraguachón, que liga La Guajira à Zulia, 1.400 pessoas transitaram.

A reabertura "ordenada, controlada e gradual" da fronteira foi acertada em reunião entre os presidentes da Colômbia, Juan Manuel Santos, e da Venezuela, Nicolás Maduro, realizada na semana passada em Puerto Ordaz.

Em 19 de agosto do ano passado, Maduro ordenou o fechamento da fronteira que liga San Antonio del Táchira à cidade colombiana de Cúcuta, uma das mais ativas do continente, para combater supostos traficantes de drogas que operam na região e o contrabando, especialmente de gasolina. Posteriormente, fechou as demais passagens ao longo dos 2.219 quilômetros de fronteira comum. EFE

Acompanhe tudo sobre:América LatinaColômbiaVenezuela

Mais de Mundo

Zelensky autoriza recrutamento de pessoas com mais de 60 anos para o Exército

Governo Trump anuncia revogação de política climática dos EUA

Trump diz que reunião com Xi Jinping pode acontecer 'antes do fim do ano'

Reino Unido reconhecerá Estado palestino em setembro se Israel não decretar cessar-fogo