Mundo

Mais de 80% dos americanos estão descontentes com a política

Segundo pesquisa do Instituto Gallup, essa é uma imagem negativa sem precedentes que afeta tanto os democratas como os republicanos

Na enquete, 57% dos entrevistados declararam terem pouca ou nenhuma confiança em que o governo federal resolverá os problemas do país (John Zich/AFP)

Na enquete, 57% dos entrevistados declararam terem pouca ou nenhuma confiança em que o governo federal resolverá os problemas do país (John Zich/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de setembro de 2011 às 10h54.

Washington - Mais de 80% dos americanos estão descontentes com a forma como o país vem sendo governado, uma imagem negativa sem precedentes que afeta tanto os políticos democratas como os republicanos, revela uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira pelo Instituto Gallup.

Apenas 19% dos entrevistados manifestaram ter uma visão positiva do governo - incluindo o Poder Executivo, Poder Legislativo e os partidos políticos -, uma queda considerável em comparação a 2009, quando a aprovação era de 44% e o descontentamento chegava a 56%.

O instituto informou ainda que o descontentamento dos eleitores é de 65% com relação aos democratas e de 93% com os republicanos. "Isto talvez reflita a distribuição de poderes em Washington, onde os democratas controlam a Casa Branca e o Senado, e os republicanos controlam a Câmara de Representantes", avaliou o porta-voz do Gallup.

"Os eleitores de ambos os partidos culpam 'o governo' sem acusar, necessariamente, o próprio partido", acrescentou. Segundo a pesquisa, 82% dos americanos reprovam a forma como o Congresso desempenha seu trabalho e 69% têm pouca ou nenhuma confiança no Poder Legislativo, uma visão negativa sem precedentes.

A enquete reflete um panorama decepcionante do momento político nos Estados Unidos: 57% dos entrevistados têm pouca ou nenhuma confiança em que o Governo Federal resolverá os problemas do país e 53% têm pouca ou nenhuma confiança nos candidatos.

A pesquisa de opinião foi feita entre 8 e 11 de setembro e consistiu em entrevistas por telefone com 1.017 adultos nos 50 estados e no distrito de Columbia, e possui uma margem de erro de 4 pontos percentuais.

Acompanhe tudo sobre:Crise políticaEstados Unidos (EUA)Países ricosPolítica

Mais de Mundo

França utiliza todos os recursos para bloquear acordo UE-Mercosul, diz ministro

Por que a economia da Índia se mantém firme em meio a riscos globais?

Banco Central da Argentina coloca cédula de 20 mil pesos em circulação

Brasil é vice-lider em competitividade digital na América Latina, mas está entre os 11 piores