Mundo

Mais de 26% das vítimas de minas na Colômbia são crianças

Entre essas vítimas estão dois irmãos de 9 e 10 anos de idade que morreram ontem ao pisar em uma mina quando caminhavam rumo a um centro de ensino

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de março de 2015 às 17h18.

Bogotá - Ao todo, 1.118 crianças foram vítimas de minas abandonadas na Colômbia, o que representa 26,5% do total de civis que sofreram acidentes com esse tipo de armamento, segundo informou neste sábado a Unidade para o Atendimento e Reparação Integral às Vítimas.

Entre essas vítimas estão dois irmãos de 9 e 10 anos de idade que morreram ontem ao pisar em uma mina quando caminhavam rumo a um centro de ensino em uma região rural do município de Tumaco, no departamento de Nariño.

Em comunicado à imprensa, o órgão lamentou a morte das duas crianças e anunciou que já prestou acompanhamento e orientação à família das vítimas. para o trâmite do auxílio funerário.

O órgão lembrou que 30% das mais de seis milhões de vítimas do conflito na Colômbia foram crianças. Entre elas, 883 ficaram feridas e 235 morreram por acidentes derivados da explosão de minas abandonadas.

A Unidade para o Atendimento e Reparação Integral às Vítimas também repudiou "categoricamente todos os tipos de violência contra as crianças" e fez um pedido a todos os grupos armados que operam no país para que "cessem de forma imediata, efetiva e verificável a fabricação desses artefatos explosivos". 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaArmasColômbia

Mais de Mundo

Putin sanciona lei que anula dívidas de quem assinar contrato com o Exército

Eleições no Uruguai: Mujica vira 'principal estrategista' da campanha da esquerda

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA