Apagão na Europa: aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, tem voos cancelados por causa de apagão massivo ( PATRICIA DE MELO MOREIRA //Getty Images)
Agência de Notícias
Publicado em 28 de abril de 2025 às 16h57.
Mais de 200 voos foram cancelados ou atrasados no Aeroporto de Lisboa, por causa do apagão que afetou nesta segunda-feira Portugal, Espanha e sul da França.
Segundo o site de rastreamento de voos "Flightaware", 59 voos (17%) programados para partir do aeroporto Humberto Delgado, na capital portuguesa, foram cancelados, enquanto 76 (22%) estão atrasados.
De acordo com a mesma fonte, 40 voos (12%) previstos para chegar ao aeroporto de Lisboa foram cancelados e 28 sofreram atrasos (8%).
A companhia aérea portuguesa TAP pediu aos passageiros que não se dirijam aos aeroportos por causa de queda de energia.
A autoridade de aviação civil de Portugal, ANA-Aeroportos, ativou hoje geradores de emergência nos aeroportos de Porto e Faro, permitindo operações essenciais, e no de Lisboa, que está operando com mais restrições.
Os geradores estão permitindo que pousos e decolagens continuem no Porto e em Faro, enquanto algumas decolagens e pousos estão ocorrendo no aeroporto de Lisboa, mas com mais restrições.