Estado Islâmico em Mossul: a prisão é utilizada pelos terroristas como centro de detenção e prisão para os soldados das forças de segurança que lutam contra o EI (Stringer/Reuters)
Da Redação
Publicado em 25 de agosto de 2015 às 11h02.
Mossul - Mais de 20 presos, a maioria membros das Forças de Segurança iraquianas e das curdas "peshmergas", fugiram de uma prisão controlada pelo grupo jihadista Estado Islâmico (EI) na cidade de Mossul, no norte do Iraque.
O responsável pela segurança da União Patriótica do Curdistão (UPK), Gayaz al Suryi, explicou nesta terça-feira à Agência Efe que os prisioneiros conseguiram forçar ontem à noite as portas da prisão.
Ela foi instalada pelo EI na casa de uma família cristã que foi expulsa de Mossul após a cidade ser tomada pelos jihadistas, em junho de 2014.
Situada no bairro de Mohandisin, no leste de Mossul, a prisão é utilizada pelos terroristas como centro de detenção e prisão para os soldados das forças de segurança que lutam contra o EI.
Os jihadistas impuseram um toque de recolher parcial em várias áreas nos arredores da prisão e empreenderam uma campanha de busca dos fugitivos.
O EI conquistou Mossul em junho de 2014 e declarou um califado nas regiões sob seu domínio no Iraque e na Síria.