Mundo

Mais de 150 líderes mundiais participarão de cúpula da ONU

Cúpula sobre desenvolvimento contará com a presença de 154 chefes de Estado e governo, incluindo o papa Francisco


	Entre as personalidades participantes estará o papa Francisco, chefe do Estado da Cidade do Vaticano
 (REUTERS/Giampiero Sposito)

Entre as personalidades participantes estará o papa Francisco, chefe do Estado da Cidade do Vaticano (REUTERS/Giampiero Sposito)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de setembro de 2015 às 18h19.

Nações Unidas - A cúpula da ONU sobre desenvolvimento que ocorre na próxima semana contará com a presença de 154 chefes de Estado e governo, incluindo o papa Francisco, segundo dados provisórios divulgados pelo porta-voz oficial do órgão nesta quinta-feira.

Na cúpula, que será realizada entre os dias 25 e 27 de setembro na sede central da ONU, em Nova York, serão tratadas as novas metas para o desenvolvimento devido ao vencimento do prazo para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Stéphane Dujarric, porta-voz do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, informou em sua entrevista coletiva diária que, além dos 154 chefes de Estado e de governo, são esperados mais de 30 ministros no evento.

Entre as personalidades participantes estará o papa Francisco, chefe do Estado da Cidade do Vaticano, que realizará uma visita à Nova York entre os dias 24 e 25 de setembro.

Depois da cúpula começará o debate de alto nível da Assembleia Geral da ONU, de 28 de setembro até 6 de outubro, com expectativa também de grande participação dos líderes mundiais.

Segundo os dados preliminares, 144 chefes de Estado e de governo, além de 46 ministros, estarão no evento.

"Os números podem mudar conforme nos aproximamos dessas datas", acrescentou o porta-voz do secretário-geral.

De acordo com Dujarric, durante os debates de alto nível da Assembleia Geral haverá 485 reuniões na sede da ONU, inclusive atividades que se desenvolverão a margem do evento principal.

O porta-voz não soube informar quantas reuniões bilaterais ocorrerão entre os líderes dos países enquanto eles estiverem em Nova York, mas acredita que serão realizados mais encontros do que os 1.321 do ano passado.

A ONU habilitará 40 locais especiais em sua sede de Nova York para que as reuniões possam ser celebradas, acrescentou o porta-voz.

Entre as personalidades que estarão presentes na Assembleia Geral estão os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, da Rússia, Vladimir Putin, e de Cuba, Raúl Castro, que pela primeira vez comparecerá ao evento. 

Acompanhe tudo sobre:GovernoONUPapa FranciscoPapas

Mais de Mundo

França e Polônia reafirmam posição contra o acordo UE-Mercosul

2ª Expo de cadeia de suprimentos em Pequim foca na integração global

Israel anuncia acordo de cessar-fogo com Hezbollah

Supercomputador Tianhe lidera ranking global de eficiência energética em pequenos dados