Mundo

Mais de 100 migrantes desaparecem após naufrágio na Líbia

Até o momento, autoridades registraram ao menos 426 pessoas mortas que tentaram cruzar o Mediterrâneo desde o início do ano

Crise Humanitária: Migrantes a bordo de embarcação na Líbia (AFP/AFP)

Crise Humanitária: Migrantes a bordo de embarcação na Líbia (AFP/AFP)

A

AFP

Publicado em 25 de julho de 2019 às 20h36.

Mais de 100 migrantes estão desaparecidos, nesta quinta-feira, após naufrágio de um barco frente às costas líbias, indicaram a Organização Internacional para Migrações (OIM) e a marinha líbia.

"A pior tragédia no Mediterrânio este ano acaba de acontecer", declarou o Alto Comissário das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), Filippo Grandi, no Twitter.

"O naufrágio ocorreu no mar em frente à cidade líbia de Khoms", 120 km ao leste da capital Trípoli, afirmou à AFP Safa Msehli, oficial de comunicações do escritório da OIM na Líbia.

Outros 145 migrantes foram resgatados por guarda-costas líbios e levados para Khoms, agregou.

Pessoas resgatadas contaram que o barco naufragou e que havia a bordo cerca de 150 migrantes, informou a porta-voz.

Entretanto, segundo o general Ayoub Kacem, porta-voz da marinha líbia, "134 migrantes foram resgatados e um corpo recuperado, e 115 migrantes estão desaparecidos".

"Uma embarcação de madeira que transportava cerca de 250 migrantes clandestinos, entre eles mulheres e crianças (...) naufragou a menos de 5 milhas marinas da costa, segundo testemunhas de migrantes sobreviventes", afirmou o general Kacem em comunicado enviado à AFP.

Antes do naufrágio anunciado nesta quinta-feira, a ACNUR e a OIM haviam registrado ao menos 426 pessoas mortas que tentaram cruzar o Mediterrâneo desde o início do ano.

Apesar da insegurança persistente, a Líbia continua a ser um importante local de trânsito para migrantes que fogem de conflitos e instabilidade em outras regiões da África e do Oriente Médio.

Acompanhe tudo sobre:ImigraçãoLíbiaRefugiados

Mais de Mundo

Brasil está confiante de que Trump respeitará acordos firmados na cúpula do G20

Controle do Congresso dos EUA continua no ar três dias depois das eleições

China reforça internacionalização de eletrodomésticos para crescimento global do setor

Xiaomi SU7 atinge recorde de vendas em outubro e lidera mercado de carros elétricos