Mundo

Mais de 1 milhão de pessoas morreram por covid este ano no mundo afirma OMS

Em pronunciamento oficial, o diretor-geral Tedros Adhanom lamentou que se continue perdendo vidas para a doença

O Brasil tem hoje cerca de 84% da população total imunizada com uma dose de vacina contra a covid (Naeblys/Getty Images)

O Brasil tem hoje cerca de 84% da população total imunizada com uma dose de vacina contra a covid (Naeblys/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 25 de agosto de 2022 às 16h56.

Última atualização em 25 de agosto de 2022 às 17h00.

Mais de 1 milhão de pessoas em todo o mundo morreram pelo coronavírus entre janeiro e agosto deste ano, anunciou a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta quinta-feira, 25. Em pronunciamento oficial, o diretor-geral Tedros Adhanom lamentou que se continue perdendo vidas para a doença, "quando temos todas as ferramentas necessárias para evitá-la".

"Não podemos dizer que estamos aprendendo com a doença diante deste trágico marco, depois de dois anos e meio", continuou Adhanom. "Mais uma vez, pedimos a todos os governos para fortalecerem os esforços na vacinação dos profissionais de saúde idosos e demais populações de risco."

Desde que a pandemia do coronavírus foi anunciada pela OMS, mais de 6,4 milhões de pessoas morreram pela doença em todo o mundo. Para Adhanom, é imprescindível que os países mantenham os esforços para chegar a 70% da população total vacinada ao menos com uma dose do imunizante contra a covid.

Ainda segundo Adhanom, apenas dez países continuam com taxas de vacinação inferiores a 10% da população. Ele frisou, entretanto, que todas essas nações enfrentam algum tipo de crise humanitária. Em relação aos novos casos, a OMS ainda apontou que houve uma diminuição de 9% nas notificações a nível mundial.

O Brasil tem hoje cerca de 84% da população total imunizada com uma dose de vacina contra a covid, enquanto pouco mais de 79% completaram o esquema vacinal primário com duas doses ou o imunIzante da Janssen, de aplicação única. Ao todo, o País já teve mais de 683 mil vítimas da doença.

LEIA TAMBÉM:

Rio de Janeiro amplia 4ª dose da vacina contra covid-19 para pessoas acima de 18 anos

Novo vírus Marburg acende alerta da OMS; entenda o surto da infecção que é prima do ebola

Acompanhe tudo sobre:Coronavírusvacina contra coronavírusVacinas

Mais de Mundo

Juiz adia indefinidamente sentença de Trump por condenação em caso de suborno de ex-atriz pornô

Disney expande lançamentos de filmes no dinâmico mercado chinês

Polícia faz detonação controlada de pacote suspeito perto da Embaixada dos EUA em Londres

Quem é Pam Bondi indicada por Trump para chefiar Departamento de Justiça após desistência de Gaetz