Mundo

Mais de 1 mi de pessoas chegaram à UE em 2015

De um total de 1.005.504 chegadas até 21 de dezembro, a vasta maioria, 816.752, desembarcou por mar na Grécia, informou a OIM


	Refugiados entram na Macedônia a partir da fronteira com a Grécia: a vasta maioria, 816.752, desembarcou por mar na Grécia
 (Reuters / Ognen Teofilovski)

Refugiados entram na Macedônia a partir da fronteira com a Grécia: a vasta maioria, 816.752, desembarcou por mar na Grécia (Reuters / Ognen Teofilovski)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de dezembro de 2015 às 08h42.

Genebra - O número de refugiados e imigrantes que chegaram por terra e mar à União Europeia ultrapassou 1 milhão neste ano, enquanto mais de 3.600 morreram ou desapareceram, informaram a agência de refugiados da ONU e a Organização Internacional para as Migrações (OIM) nesta terça-feira.

Metade dos que chegaram eram sírios que fugiram da guerra em seu país, 20 por cento eram afegãos e 7 por cento eram iraquianos, disseram as duas agências em comunicado conjunto.

De um total de 1.005.504 desembarques na Grécia, Bulgária, Itália, Espanha, Malta e Chipre até 21 de dezembro, a vasta maioria, 816.752, desembarcou por mar na Grécia, informou a OIM.

"Sabemos que a imigração é inevitável, é necessária e desejável", disse o diretor-geral da OIM, William Lacy Swing, em nota.

A agência de refugiados da ONU, Acnur, estima que as chegadas continuarão em ritmo similar em 2016, mas o porta-voz da OIM, Joel Millman, disse que é impossível prever números futuros.

"Muita coisa está em jogo, a resolução da guerra síria, e a disposição das ações de proteção fronteiriça na Europa", disse.

O movimento recorde de pessoas à Europa é um sintoma de um nível recorde de perturbações ao redor do mundo, com números de refugiados e deslocados superando 60 milhões, informou o Acnur na semana passada.

Texto atualizado às 9h41.

Acompanhe tudo sobre:EuropaImigraçãoRefugiados

Mais de Mundo

Trump oficializa tarifa de 25% para aço e alumínio; medida afeta Brasil

Venezuela envia aviões para repatriar imigrantes deportados dos EUA

Claudia Sheinbaum diz que México não pagará por muro de Trump na fronteira

Sob Trump, tarifas dos EUA voltarão a patamar da época da Segunda Guerra, diz estudo