Mundo

Mais cinco cardeais com direito a voto chegam para conclave

A data de início do conclave será definida depois da chegada de todos os cardeais com direito a voto


	Cardeais participam de uma reunião na Sala do Sínodo, no Vaticano: na relação dos mais de 140 cardeais presentes, há cinco brasileiros.
 (Osservatore Romano/Reuters)

Cardeais participam de uma reunião na Sala do Sínodo, no Vaticano: na relação dos mais de 140 cardeais presentes, há cinco brasileiros. (Osservatore Romano/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de junho de 2013 às 07h48.

Brasília – Mais cinco cardeais, que têm direito a voto no conclave (quando será eleito o papa), chegaram hoje (5) a Roma. Os religiosos participam do segundo dia de reuniões do Colégio de Cardeais. O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, disse hoje que há 108 eleitores presentes nas reuniões. No total, 115 cardeais, que têm menos de 80 anos, estão aptos a votar na escolha do sucessor de Bento XVI.

A data de início do conclave será definida depois da chegada de todos os cardeais com direito a voto, segundo o porta-voz. A partir de hoje à tarde, a Capela Sistina estará fechada ao público. O comunicado é do Museu do Vaticano. No mesmo período, também estarão fechados o Apartamento dos Borja e a Coleção de Arte Religiosa Moderna.

As reuniões preliminares ocorrem na Sala do Sínodo, no Vaticano. Hoje, os encontros foram realizados, apenas pela manhã, e tiveram um momento de meditação que foi celebrada pelo pregador da Casa Pontifícia, frei Raniero Cantalamessa.

Os debates ocorrem em italiano, inglês, espanhol e francês. Há intérpretes para a tradução. Porém, nas conversas paralelas, os grupos se reúnem, sem tradutores e conversam em diferentes idiomas. Na relação dos mais de 140 cardeais presentes, há cinco brasileiros.

O porta-voz disse que o Vaticano produziu um documento com a biografia e as fotos de todos os cardeais para que eles se conheçam. Cada cardeal recebeu uma pasta com o documento.

Acompanhe tudo sobre:Bento XVIPaíses ricosPapasReligiãoVaticano

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia