Mundo

Maioria nos EUA apoia processo de impeachment de Trump, diz pesquisa

Pesquisa do jornal The Washington Post com a Schar School revelou, ainda, que 49% dos americanos querem a remoção de Trump da Casa Branca

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump: maioria dos americanos apoia processo de impeachment, revela pesquisa (Kevin Lamarque/Reuters)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump: maioria dos americanos apoia processo de impeachment, revela pesquisa (Kevin Lamarque/Reuters)

Gabriela Ruic

Gabriela Ruic

Publicado em 8 de outubro de 2019 às 16h43.

São Paulo – O processo de impeachment do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está ganhando tração entre os americanos. Em uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (08), o percentual de pessoas apoiando a instauração do inquérito que pode resultar na sua remoção é de 58%.

O levantamento é do jornal americano The Washington Post, em parceria com a Schar School. Ainda de acordo com a sondagem, 38% das pessoas revelaram ser contra o processo e 49% disseram, ainda, apoiar não apenas o processo, mas a remoção de Trump da presidência.

Entre os que se identificam como democratas, o percentual de apoio o processo é de 80%. Já entre republicanos, é de 30%. 57% dos independentes também é a favor do impeachment e 49% deles quer a sua saída da Casa Branca como resultado.

A reportagem lembrou que os percentuais obtidos atualmente são bem diferentes daqueles observados meses atrás, antes de o escândalo da Ucrânia emergir. Na época, apenas 37% dos americanos apoiavam a instauração do inquérito contra 41%. “A revelação atual mostra que os americanos repensaram suas posições”, escreveu o jornal.

O que pensam os americanos sobre o impeachment de Trump?

A ideia de um processo de impeachment contra Trump não é novidade nos Estados Unidos. Desde que ascendeu à presidência, o republicano vem enfrentando escândalos e investigações. As duas mais importantes envolviam as vizinhas Rússia e Ucrânia.

A primeira tinha como objeto uma possível interferência russa nas eleições de 2016. A segunda, por sua vez, nasceu de uma ligação para o presidente da Ucrânia na qual Trump teria insistido para o país investigasse o envolvimento do democrata Joe Biden e seu filho, Hunter. Joe Biden é, atualmente, o maior rival do republicano nas eleições americanas de 2020.

O site FiveThiryEight, do famoso matemático americano, Nate Silver, mantém uma base de dados atualizada, na qual estão reunidas as principais pesquisas de opinião sobre o impeachment de Trump. O gráfico compilado pela ferramenta ilustra a mudança de opinião dos americanos sobre a assunto desde agosto de 2018.

A ferramenta mostra que, no decorrer dos meses, a parcela de americanos que apoia um processo de impeachment contra Trump nunca foi muito maior do que a parcela que se posicionava contra a medida. Isso até o início de outubro, quando o escândalo da Ucrânia se fortaleceu. A partir dali as linhas a favor e contra se cruzaram significativamente e os favoráveis passaram a prevalecer, uma má notícia para Donald Trump, que já está em campanha pela reeleição.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEleições americanasImpeachmentPartido Democrata (EUA)Partido Republicano (EUA)

Mais de Mundo

Presidente do México diz que “não haverá guerra tarifária” com EUA por causa de Trump

Austrália proíbe acesso de menores de 16 anos às redes sociais

Putin ameaça usar míssil balístico de capacidade nuclear para bombardear Ucrânia

Governo espanhol avisa que aplicará mandado de prisão se Netanyahu visitar o país