Mundo

Maioria dos americanos acredita que Obama tem culpa na crise

Pesquisa feita pelo USA Today apontou que 51% da população acreditam que o presidente tem parcela nos problemas econômicos do pais

Obama e Bush: americanos acham que os dois têm culpa pela crise (Getty Images)

Obama e Bush: americanos acham que os dois têm culpa pela crise (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de setembro de 2011 às 13h52.

Washington - Pela primeira vez desde que o presidente Barack Obama chegou à Casa Branca, a maioria dos americanos acredita que o governante tem pelo menos uma parcela de culpa nos problemas econômicos do país, segundo uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira pelo jornal USA Today.

A pesquisa de opinião, feita pelo Instituto Gallup na semana passada entre 1.004 adultos, indica que 24% dos americanos acham que Obama tem "uma grande parcela de culpa" na situação econômica do país, o que representa um aumento de 10 pontos percentuais desde 2009.

A maioria dos entrevistados, 51%, acredita que o presidente tem "uma boa parcela ou pelo menos parte" da responsabilidade.

Há ainda 36% de americanos que acham que a situação foi provocada em grande parte pelo ex-presidente George W. Bush, o que representa uma quede de 7% entre os que manifestavam a mesma opinião em 2009, cinco meses depois de ter deixado a Casa Branca.

A pesquisa revela também que o pessimismo sobre a economia se agravou entre os americanos e que oito em cada dez entrevistados consideram que o país passa por uma recessão. Uma porcentagem semelhante acredita que a situação econômica do país não melhorou no último ano.

A pesquisa tem uma margem de erro de 4 pontos percentuais.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaCrise econômicaEstados Unidos (EUA)Países ricosPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Após impor tarifa de 50%, governo Trump inicia investigação comercial contra o Brasil, diz jornal

Trump confirma avanços em negociações comerciais com União Europeia

EUA impedirá que imigrantes peçam liberdade sob fiança em processo de deportação

Trump diz que vai taxar produtos do Brasil em 50% porque 'eu posso'