Emmanuel Macron: presidente da França (Philippe Wojazer/Reuters)
Reuters
Publicado em 27 de agosto de 2017 às 16h07.
Paris - A maioria dos eleitores franceses está agora insatisfeita com a performance do presidente Emmanuel Macron, segundo mostrou uma pesquisa neste domingo, uma queda dramática para um presidente que aproveitava uma vitória eleitoral há menos de quatro meses.
A pesquisa, conduzida pelo Ifop para o jornal le Journal du Dimanche (JDD), mostrou a "taxa de insatisfação" de Macron subindo para 57 por cento, ante 43 por cento em julho.
Quarenta por cento expressaram satisfação com o líder centrista - 14 pontos abaixo do registrado em julho.
O porta-voz do governo francês, Christophe Castaner, afirmou que o partido no poder estava passando por um momento complicado, mas acrescentou que desagradar algumas pessoas era o preço que valia pagar caso o governo quisesse realizar reformas.
"Sim, estamos encontrando dificuldades, mas você não pode apenas passar seu tempo olhando para as pesquisas quando está no governo. Estamos lá para transformar o país. Nosso país precisa que nós tomemos riscos, e estamos tomando riscos", disse Castaner à TV BFM.
Macron, que está em meio a um calendário de visitas oficiais a diversas capitais europeias, sofreu uma série de contratempos desde que foi eleito, incluindo duros debates no Parlamento sobre a reforma trabalhista, um impasse com os militares e corte na assistência à habitação.