Mundo

Pesquisa mostra que escoceses votariam hoje em independência

Se um novo referendo fosse realizado hoje, seis semanas após a Escócia ter votado contra a separação do Reino Unido, população teria votado pela independência


	Ato pela independência da Escócia: se um novo referendo fosse realizado hoje, maioria da população teria votado pela separação
 (Leon Neal/AFP)

Ato pela independência da Escócia: se um novo referendo fosse realizado hoje, maioria da população teria votado pela separação (Leon Neal/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de novembro de 2014 às 11h46.

Londres - A maioria dos escoceses apoiaria a independência caso outro referendo fosse realizado hoje, de acordo com uma pesquisa publicada neste sábado, seis semanas após a Escócia ter votado contra deixar o Reino Unido.

A pesquisa YouGov para o jornal Times apontou apoio de 52 por cento pela independência contra 48 por cento a favor de permanecer unido. Ao incluir aqueles que não votariam ou não sabem, a divisão ficaria em 49 por cento a favor da separação e 45 por cento contra.

No referendo de setembro, 55 por cento dos escoceses votaram contra a independência.

A pesquisa de opinião também trouxe mais más notícias para o líder da oposição do Partido Trabalhista da Grã-Bretanha, Ed Miliband, que espera derrubar o líder conservador David Cameron como primeiro-ministro na eleição nacional do próximo mês de maio.

Entre os escoceses, apenas 22 por cento dos entrevistados pelo YouGov acreditam que o Partido Trabalhista representa bem as visões e interesses da Escócia, enquanto 65 por cento acreditam que ele os representa mal. Na última semana, o líder do Partido Trabalhista escocês, Johann Lamont, renunciou e outra pesquisa sugeriu que o partido enfrentaria uma aniquilação virtual na Escócia nas mãos do Partido Nacional Escocês pró-independência - que controla o parlamento em Edimburgo - caso uma eleição fosse realizada hoje.

Lamont renunciou após acusar o Partido Trabalhista de tratar a Escócia como uma "sucursal", acusação negada por Miliband.

O Partido Trabalhista tradicionalmente nomeia políticos escoceses e obteve 41 dos 59 assentos no parlamento britânico na última eleição nacional em 2010.

Acompanhe tudo sobre:EscóciaEuropaPaíses ricosReferendoReino Unido

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia