Mundo

Maior refinaria do Iraque está com rebeldes, dizem ativistas

Refinaria de Biji, ao norte de Bagdá e a maior do Iraque, se encontra sob o controle dos insurgentes sunitas, afirmaram ativistas locais


	Refinaria de Biji: rebeldes lançaram uma ofensiva contra a estação ontem, diz ativista
 (Stan Honda/AFP)

Refinaria de Biji: rebeldes lançaram uma ofensiva contra a estação ontem, diz ativista (Stan Honda/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de junho de 2014 às 18h06.

Bagdá - A refinaria de Biji, ao norte de Bagdá e a maior do Iraque, se encontra sob o controle dos insurgentes sunitas desde ontem após dias de enfrentamentos com as forças governamentais, afirmaram nesta terça-feira à Agência Efe vários ativistas locais.

Essas declarações contradizem as do porta-voz do Exército iraquiano, Qasem Ata, que hoje assegurou que seus homens seguem dominando a refinaria de petróleo.

O ativista Nuaman Jassim, que vive na cidade de Biji, localizada na província de Saladino, explicou por telefone que os rebeldes tomaram o controle dessa instalação após duros combates com as tropas governamentais que faziam a segurança do local.

Jassim acrescentou que os rebeldes lançaram uma ofensiva contra a estação ontem e os combates continuaram durante todo dia, o que causou a morte de três insurgentes.

Posteriormente, os xeques tribais conseguiram "um pacto" com as tropas governamentais e as forças especiais para que se retirassem do local em troca de garantir sua segurança, assegurou.

Jassim disse que, desde então, várias facções, entre elas combatentes tribais e membros do jihadista Estado Islâmico do Iraque e o Levante (EIIL), controlam essa refinaria.

Além disso, o ativista disse que as tropas iraquianas se dirigiram à cidade de Al Sharqat, ao norte de Biji.

Um responsável do Centro de Informação da Primavera Iraquiana, que é uma conhecida página opositora no Facebook, confirmou à Efe a retirada do Exército e precisou que os rebeldes se colocaram nos arredores da refinaria para evitar bombardeios da aviação iraquiana em seu interior.

O porta-voz do Exército iraquiano assegurou hoje que suas tropas controlam totalmente a refinaria de Biji após repelir um ataque dos membros do EIIL.

Ata desmentiu que os jihadistas tomaram a refinaria graças a uma mediação tribal, embora seja difícil de verificar qualquer uma das versões na situação de conflito que vive o país.

Acompanhe tudo sobre:BagdáEstado IslâmicoIraqueIslamismoSunitas

Mais de Mundo

Projeto de energias renováveis no Deserto de Taclamacã recebe aporte bilionário da China

Claudia Sheinbaum confirma participação na Cúpula do G20 no Rio de Janeiro

Coreia do Norte deve pedir tecnologia nuclear da Rússia em troca de soldados, diz Coreia do Sul

Inflação na zona do euro registrou aumento de 2% em outubro