Mundo

Maior despesa da campanha de Donald Trump: bonés e camisetas

O relatório financeiro é apenas o mais recente exemplo de como Trump está rompendo a tradição quando se trata da eleição presidencial de 2016


	Camiseta de Donald Trump: nas campanhas presidenciais típicas, os principais gastos são geralmente com folha de pagamento
 (REUTERS/Tami Chappell)

Camiseta de Donald Trump: nas campanhas presidenciais típicas, os principais gastos são geralmente com folha de pagamento (REUTERS/Tami Chappell)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de outubro de 2015 às 13h21.

Nova York - O pré-candidato republicano líder de pesquisas, Donald Trump, gastou mais em bonés, adesivos para carros, cartazes para jardins e camisetas do que em qualquer outra coisa para sua campanha no terceiro trimestre, de acordo com o mais recente relatório de gastos apresentado na quinta-feira.

A campanha de Trump desembolsou 825 mil dólares nos artigos que ele vende em um site e também distribui rotineiramente para partidários em eventos de campanha que são como shows de rock. O segundo maior item de gastos é com voos em seu jato particular: mais de 700 mil dólares.

O relatório financeiro é apenas o mais recente exemplo de como Trump está rompendo a tradição quando se trata da eleição presidencial de 2016.

O incorporador imobiliário e ex-astro do seriado "O Aprendiz" surpreendeu a elite política republicana nos últimos meses quando superou rivais com influência no establishment do partido, como o ex-governador da Flórida, Jeb Bush, e se tornou um improvável líder nas pesquisas, título que continua mantendo.

Nas campanhas presidenciais típicas, os principais gastos são geralmente com folha de pagamento, mailings e consultores.

Mas esses itens não se destacam no relatório de Trump. A apresentação, feita para a Comissão Eleitoral Federal, não contém nenhum item relacionado a folha de pagamento.

A campanha Trump não respondeu a um pedido de comentários.

Trump arrecadou quase 4 milhões de dólares no terceiro trimestre. No total, a campanha conseguiu 4,8 milhões e gastou 5,6 milhões. Apesar das declarações de que autofinancia a candidatura, Trump computou doações espontâneas de cerca de 74 mil pessoas, que deram uma média de 50,46 dólares.

Em contrapartida, a principal candidata democrata, Hillary Clinton, arrecadou 30 milhões no terceiro trimestre. Bush, que antes era o favorito republicano, obteve 13,4 milhões.

Acompanhe tudo sobre:CelebridadesDonald TrumpEleiçõesEmpresáriosEstados Unidos (EUA)Países ricosPartido Republicano (EUA)

Mais de Mundo

Donald Trump anuncia Elon Musk para departamento de eficiência

Trump nomeia apresentador da Fox News como secretário de defesa

Milei conversa com Trump pela 1ª vez após eleição nos EUA

Juiz de Nova York adia em 1 semana decisão sobre anulação da condenação de Trump