Mundo

Maia registra candidatura à presidência da Câmara

A eleição para presidente da Câmara ocorre na noite de hoje

O Deputado Marco Maia, do Rio Grande do Sul, é o candidato do PT para presidência da Câmara (José Cruz/ABr)

O Deputado Marco Maia, do Rio Grande do Sul, é o candidato do PT para presidência da Câmara (José Cruz/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de fevereiro de 2011 às 15h39.

Brasília - Favorito na disputa, o deputado Marco Maia (PT-RS) registrou sua candidatura para a presidência da Câmara na tarde de hoje. Ele vai disputar o cargo com Sandro Mabel (PR-GO), Jair Bolsonaro (PP-RJ) e Chico Alencar (PSOL-RJ). A eleição ocorre na noite de hoje. Maia conta com o apoio formal de 21 dos 22 partidos representados na Câmara. Somente o PSOL não o apoia. Apesar disso, ele continua em campanha.

"Eleição é só quando abre a urna. Nós vamos trabalhar até o último momento. Conversarei com todos os deputados até que todos tenham votado", disse o petista. Mesmo cauteloso, ele deixa escapar que está confiante devido ao processo de construção de apoios dentro dos partidos. "Na Câmara não se tem surpresa. Nós fizemos um processo bem desenvolvido. Lá no Rio Grande do Sul a gente diz que a carreira se ganha lá atrás e nunca na reta final", completou.

Cargos na Mesa

Como comandam os partidos, os aliados de Maia registraram candidatos oficiais para todos os cargos em disputa na Mesa Diretora da Câmara.

Rose de Freitas (PMDB-ES) vai disputar a primeira vice-presidência; Eduardo da Fonte (PP-PE), a segunda vice-presidência; Eduardo Gomes (PSDB-TO), a primeira secretaria; Jorge Tadeu Mudalen (DEM-SP), a segunda secretaria; Inocêncio Oliveira (PR-PE), a terceira secretaria; e Júlio Delgado (PSB-MG), a quarta secretaria. Os deputados Geraldo Rezende (PMDB-MS), Manato (PDT-ES), Cadoca (PSC-PE) e Sérgio Moraes (PTB-RS) foram indicados para as quatro suplências.

Em todos os casos, porém, deputados poderão disputar os cargos com colegas de partido. Até agora, não foram registradas, porém, estas candidaturas avulsas.

Acompanhe tudo sobre:Governo DilmaPartidos políticosPolíticaPolítica no BrasilPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Mundo

Trump diz que taxará produtos do México e Canadá assim que assumir a presidência

Mais de R$ 4,3 mil por pessoa: Margem Equatorial já aumenta pib per capita do Suriname

Nicarágua multará e fechará empresas que aplicarem sanções internacionais

Conselho da Europa pede que países adotem noção de consentimento nas definições de estupro