Mundo

Mafioso italiano detido na Espanha

Giuseppe Polverino controlava uma das rotas do tráfico de drogas entre Itália e Espanha e administrava um império de 1,3 bilhão de euros

Construções ilegais da máfia no porto de Nápoles, onde a família de Polverino tem sua base
 (Francesco Pischetola/AFP)

Construções ilegais da máfia no porto de Nápoles, onde a família de Polverino tem sua base (Francesco Pischetola/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de março de 2012 às 10h01.

Roma - O mafioso italiano Giuseppe Polverino, que controlava uma das rotas do tráfico de drogas entre Itália e Espanha e administrava um império de 1,3 bilhão de euros, foi detido na Espanha, anunciou a polícia italiana.

Polverino, que era considerado fugitivo desde 2006, foi detido em Jerez de la Frontera, próximo do porto de Cádiz, durante uma operação conjunta da Guardia Civil espanhola e da polícia italiana.

"Foi detido na tarde de terça-feira. Mostrou uma carteira de identidade falsa, mas o identificamos pelas impressões digitais", disse o porta-voz do 'Carabinieri'.

A família de Polverino tem sua base nos subúrbios ao norte de Nápoles, mas ampliou a área de atuação em negócios legítimos em todo o norte da Itália e na Espanha.

Em maio de 2011, a polícia italiana apreendeu bens da família avaliados em mais de um bilhão de euros, incluindo construtoras, áreas residenciais, contas bancárias e até padarias e açougues.

Mas a polícia informou que a principal fonte de recursos da família Polverino era o contrabando de haxixe da Espanha para a Itália.

Giuseppe Polverino deixou a prisão em 2006 com o benefício da 'liberdade sob palavra', mas quase imediatamente submergiu na clandestinidade.

Acompanhe tudo sobre:DrogasEspanhaEuropaItáliaJustiçaPaíses ricosPiigsPrisões

Mais de Mundo

Tarifas de Trump: Canadá alerta que EUA vão depender de petróleo da Venezuela

Controlador em colisão aérea em Washington ficou sozinho porque colega saiu mais cedo

Trudeau afirma que Canadá responderá "com força" às ​​tarifas de Trump

Por que sistema anticolisão não evitou choque entre avião e helicóptero nos EUA? Entenda