Mundo

Maersk diz que tripulação de navio ocupado pelo Irã está bem

Barcos de patrulha iranianos interceptaram o navio de carga no Estreito de Hormuz e dispararam tiros de alerta


	Navio da Maersk: empresa disse que o navio foi abordado em águas internacionais; já autoridades iranianas, em águas territoriais
 (Divulgação)

Navio da Maersk: empresa disse que o navio foi abordado em águas internacionais; já autoridades iranianas, em águas territoriais (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de abril de 2015 às 09h09.

Copenhage - A empresa dinamarquesa de transporte de cargas Maersk informou nesta quarta-feira que a tripulação do navio de contêineres Maersk Tigris está a salvo e "com bom ânimo", depois que autoridades iranianas ocuparam a embarcação na véspera no Estreito de Hormuz.

A Maersk, maior transportadora de contêineres do mundo, disse que está em contato com o Ministério das Relações Exteriores da Dinamarca e em busca de mais informações, e ainda não sabe a razão para a captura da embarcação.

Barcos de patrulha iranianos interceptaram o navio de carga no Estreito de Hormuz e dispararam tiros de alerta, elevando a tensão em uma das rotas de transporte marítimo mais movimentadas do mundo e levando os Estados Unidos a enviarem embarcações militares para monitorar a situação.

A Maersk disse que o navio foi abordado em águas internacionais. Autoridades iranianas, citadas pela mídia estatal, dizem que o Maersk Tigris foi ocupado em águas territoriais iranianas.

Segundo a mídia iraniana, a ocupação do barco foi uma resposta a uma decisão judicial a favor de uma empresa privada iraniana cobrando dívidas.

"Estamos em contato permanente... e satisfeitos por saber que a tripulação (está) segura e, sob as circunstâncias, com bom ânimo", disse a Maersk um comunicado.

"Continuamos nossos esforços para obter mais informações sobre a apreensão das autoridades iranianas -em águas internacionais-- do Maersk Tigre. Não podemos neste momento estabelecer ou confirmar a razão por trás da apreensão", acrescentou a empresa.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaBarcosEstados Unidos (EUA)Irã - PaísPaíses ricos

Mais de Mundo

Câmara dos Deputados da Argentina aprova projeto de Milei para suspender eleições primárias

EUA apreendem avião do governo Maduro na República Dominicana

Governo Trump aplica primeiras sanções contra o setor petrolífero do Irã

Futuro representante do Comércio dos EUA não descarta impor tarifas universais