Mundo

Mãe diz que suspeito de ataques estava sob vigilância do FBI

Autoridades do governo norte-americano disseram que os irmãos não estavam sob vigilância como possíveis militantes


	Tamerlan Tsarnaev (à esquerda), 26 anos, e seu irmão Dzhokhar Tsarnaev, 19
 (REUTERS/The Sun of Lowell, MA/FBI/Handout)

Tamerlan Tsarnaev (à esquerda), 26 anos, e seu irmão Dzhokhar Tsarnaev, 19 (REUTERS/The Sun of Lowell, MA/FBI/Handout)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de abril de 2013 às 11h00.

Moscou - Um dos dois chechenos suspeitos pelos ataques a bomba na maratona de Boston estava sob vigilância do FBI há pelo menos três anos, disse a mãe de um deles.

Zubeidat Tsarnaeva contou à emissora de televisão Russia Today, por telefone, em gravação obtida pela Reuters, que acreditava na inocência de seus filhos e que tudo era uma armação.

Tamerlan Tsarnaev, 26, foi morto em tiroteio com a polícia. Seu irmão de 19 anos, Dzhokhar, acabou preso depois de uma caçada que durou um dia.

"Ele (Tamerlan), foi controlado pelo FBI por três a cinco anos", afirmou a mãe do acusado, falando em inglês e usando a tradução de uma palavra que em russo significa monitorado.

"Eles sabiam o que o meu filho estava fazendo, sabiam o que ele acessava na Internet", disse a mãe, no que a Russia Today descreveu como uma ligação de Makhachkala, a cidade onde ela vive, na região do Daguestão.

"É realmente algo difícil de se ouvir. E, sendo uma mãe, o que posso dizer é que tenho certeza. Tenho, assim, 100 por cento de certeza de isso é uma armação", afirmou.

Autoridades do governo norte-americano disseram que os irmãos não estavam sob vigilância como possíveis militantes. Mas o FBI afirmou em comunicado na sexta-feira que, em 2011, entrevistou Tamerlan a pedido de um governo estrangeiro, o qual não identificou.

A agência disse que o caso foi encerrado porque as entrevistas com Tamerlan e membros da família "não encontraram qualquer atividade terrorista, doméstica ou estrangeira".

Acompanhe tudo sobre:Boston (Massachusetts)Estados Unidos (EUA)Países ricosTerrorismo

Mais de Mundo

Novo secretário-geral da Otan toma posse esta semana

Eleições EUA: como debate entre vices pode mudar a disputa presidencial?

Missão da SpaceX para resgatar astronautas presos na Estação Internacional chega ao local

Rússia lucrou bilhões com grãos de áreas ocupadas na Ucrânia em quase três anos de guerra