Mundo

Maduro teria 15 pontos de vantagem nas urnas contra Capriles

Pesquisa e aponta que se as eleições fossem no próximo domingo, em vez de 14 de abril, 48,8% dos entrevistados votaria em Maduro frente a 33,8% que votaria em Capriles


	Nicolás Maduro: de acordo com o estudo, 56,7% consideram que a situação do país é boa, em contraste com os 39,9% que a acham negativa.
 (AFP / Juan Barreto)

Nicolás Maduro: de acordo com o estudo, 56,7% consideram que a situação do país é boa, em contraste com os 39,9% que a acham negativa. (AFP / Juan Barreto)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de março de 2013 às 14h08.

Caracas - O candidato do chavismo às eleições de 14 de abril, Nicolás Maduro, tem 15 pontos de vantagem em intenções de voto em relação ao candidato da oposição, Henrique Capriles, segundo uma pesquisa do instituto Datanálisis, à qual a Agência Efe teve acesso, realizada em meio aos eventos de despedida a Hugo Chávez.

A pesquisa foi feita por telefone com 1.027 pessoas entre 11 e 16 de março, com uma margem de erro de 3,04% (para mais ou para menos) e aponta que se as eleições fossem no próximo domingo, em vez de 14 de abril, 48,8% dos entrevistados votaria em Maduro frente a 33,8% que votaria em Capriles.

Apenas 16,2% não sabem ou não contesta e 1,2% não votará em nenhum deles.

De acordo com o estudo, 56,7% consideram que a situação do país é boa, em contraste com os 39,9% que a acham negativa, embora, ao avaliar a economia, 50,3% pensem que vai mal e 47,8% a julguem como boa.

Quanto à gestão de Maduro, que era vice-presidente até a morte de Chávez em 5 de março e atualmente é presidente interino, os entrevistados preferem a Maduro em matéria de política cambial (48,9% contra 38,3% a favor).

Maduro foi quem anunciou em 8 de fevereiro uma desvalorização de 31,7% da moeda venezuelana frente ao dólar (de 4,3 a 6,3 bolívares por dólar).

Em relação à figura pessoal dos candidatos, 57,8% responderam gostar de Maduro, frente aos 29,8% que não o aprovam, enquanto 41,1% demonstraram simpatia por Capriles, frente aos 40,1% que não gostam do candidato. 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaHenrique CaprilesNicolás MaduroPolíticosVenezuela

Mais de Mundo

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia

Irã manterá diálogos sobre seu programa nuclear com França, Alemanha e Reino Unido