Mundo

Maduro recebe Petro na 1ª reunião após retomada das relações Colômbia-Venezuela

Esta será a primeira visita oficial de um presidente colombiano a Caracas em quase uma década

Santos foi recebido por Maduro em 2013, no multitudinário funeral de Chávez. (AFP/AFP)

Santos foi recebido por Maduro em 2013, no multitudinário funeral de Chávez. (AFP/AFP)

A

AFP

Publicado em 1 de novembro de 2022 às 10h24.

Os presidentes Gustavo Petro e Nicolás Maduro terão seu primeiro encontro presencial nesta terça-feira, 1, em Caracas, um novo passo no relançamento das relações bilaterais entre Colômbia e Venezuela, após três anos de ruptura diplomática.

Seguindo a linha de seu antecessor, o falecido Hugo Chávez, Maduro protagonizou anos de tensões com os antecessores de Petro, Juan Manuel Santos (2010-2018) e Iván Duque (2018-2022), os quais chegou a acusar de orquestrarem planos para assassiná-lo.

O ápice foi a ruptura das relações em fevereiro de 2019, logo após Duque reconhecer o líder da oposição Juan Guaidó como "presidente encarregado" da Venezuela, em meio às acusações de fraude eleitoral da oposição a Maduro.

Quer receber os fatos mais relevantes do Brasil e do mundo direto no seu e-mail toda manhã? Clique aqui e cadastre-se na newsletter gratuita EXAME Desperta.

Agora, "a relação bilateral entre ambos os países, a reabertura das fronteiras e o reingresso da Venezuela no sistema interamericano de direitos humanos" serão temas da agenda de um almoço entre os governantes, conforme comunicado divulgado pela Presidência colombiana na segunda-feira, 31.

Desde que assumiu o cargo de primeiro presidente de esquerda da história da Colômbia, em agosto deste ano, Petro decidiu retomar as relações bilaterais.

Esta será a primeira visita oficial de um presidente colombiano a Caracas em quase uma década. Santos foi recebido por Maduro em 2013, no multitudinário funeral de Chávez.

LEIA TAMBÉM:

Venezuela e Colômbia reabrem fronteira fechada desde 2015

Maduro e Petro conversam para normalizar fronteira entre Colômbia e Venezuela

Acompanhe tudo sobre:CaracasColômbiaNicolás MaduroVenezuela

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia