Mundo

Maduro perderia revogatório por 64% dos votos, diz pesquisa

A pesquisa, que consultou 1.200 pessoas entre 11 e 22 de junho, indica que apenas 29,3% dos eleitores apoiaria a permanência de Maduro no poder


	Nicolás Maduro: a pesquisa também mostrou que a gestão do presidente socialista é negativamente avaliada por 73,4% dos entrevistados
 (Reuters)

Nicolás Maduro: a pesquisa também mostrou que a gestão do presidente socialista é negativamente avaliada por 73,4% dos entrevistados (Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de julho de 2016 às 14h51.

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, perderia o referendo revogatório, com 64% dos eleitores a favor de sua destituição, de acordo com uma pesquisa realizada pela empresa Venebarómetro.

A pesquisa, que consultou 1.200 pessoas entre 11 e 22 de junho, indica que apenas 29,3% dos eleitores apoiaria a permanência de Maduro no poder.

De setembro de 2015 a junho deste ano, os eleitores favoráveis a revogar o mandato do presidente variaram entre 59% e 70%, segundo a pesquisa.

Entre aqueles que apoiam Maduro, os percentuais variaram entre 17,3% e 29,3% no mesmo período.

Em meio à crise sócio-econômica que atinge o país, a Venebarómetro também estabeleceu que a gestão do presidente socialista é negativamente avaliada por 73,4% dos entrevistados.

Desde o início do governo de Maduro, em abril de 2013, os entrevistados consideraram a situação atual do país a pior.

Além disso, os venezuelanos consideram que os seus três principais problemas são a falta de alimentos, medicamentos e produtos básicos com 75,5%; insegurança (70,7%) e o elevado custo de vida (44,4%).

Quase um terço dos entrevistados (32,6%) acreditam que Maduro é o principal responsável pelos problemas do país, enquanto 29% atribuíram a culpa ao governo como um todo.

O revogatório é conduzido pela oposição, que espera o anúncio na terça-feira do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) sobre a validação das 200.000 assinaturas para ativar o processo.

Se validados, a coalizão Mesa da Unidade Democrática (MUD) deverá recolher quatro milhões de assinaturas (20% do eleitorado) para convocar o referendo.

A pesquisa tem uma margem de erro de 2,37%.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaEleiçõesVenezuela

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado