Mundo

Maduro ordena mudança de escritório da companhia petrolífera para Moscou

"A Europa não dá garantias de respeito a nossos ativos", disse a vice-presidente da estatal Pdvsa

Nicolás Maduro: em meio à tensão no país, governo venezuelano transfere do escritório da estatal petrolífera para Moscou (Manaure Quintero/Reuters)

Nicolás Maduro: em meio à tensão no país, governo venezuelano transfere do escritório da estatal petrolífera para Moscou (Manaure Quintero/Reuters)

E

EFE

Publicado em 1 de março de 2019 às 09h40.

Moscou - O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ordenou a mudança do escritório da companhia petrolífera estatal Pdvsa de Lisboa para garantir a segurança dos ativos do país, anunciou nesta sexta-feira a vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez.

"A Europa não dá garantias de respeito a nossos ativos", disse Rodríguez durante uma entrevista coletiva conjunta com seu colega russo, Sergey Lavrov, em Moscou.

A vice-presidente afirmou que os países capitalistas estão violando suas própias leis ao congelar os bens da Venezuela em bancos ocidentais e tachou de um "roubo à mão armada" o que está ocorrendo atualmente com os recursos financeiros da Venezuela.

Os Estados Unidos aplicaram várias rodadas de sanções econômicas a altos cargos do Governo de Nicolás Maduro e a estatal Pdvsa, principal fonte de ingressos por exportações do país.

Além disso, Washington ameaçou com represálias a países que façam negócios relacionados com o ouro ou o petróleo da Venezuela.

Por sua vez, a Rússia rejeita categoricamente a pressão mediante sanções contra o Governo de Caracas e advoga pelo diálogo como a única via para solucionar a grave crise política no país latino-americano.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Indústria do petróleoMoscouNicolás MaduroRússiaSançõesVenezuela

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado