Mundo

Maduro e Kim na mira; Zika nos EUA…

Na semana: – A oposição venezuelana deve apresentar ao Conselho Nacional Eleitoral o referendo para revogar o mandato do presidente Nicolás Maduro. Era exigido apoio de pelo menos 1% do eleitorado, equivalente a cerca de 198.000 assinaturas. Porém, mais de 1,1 milhão de eleitores se mostram favoráveis ao referendo. No domingo, Maduro afirmou que vai […]

KIM JONG-UN: ações controversas levam congresso do país a se reunir após 36 anos / KCNA

KIM JONG-UN: ações controversas levam congresso do país a se reunir após 36 anos / KCNA

DR

Da Redação

Publicado em 2 de maio de 2016 às 06h49.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 19h18.

Na semana:

– A oposição venezuelana deve apresentar ao Conselho Nacional Eleitoral o referendo para revogar o mandato do presidente Nicolás Maduro. Era exigido apoio de pelo menos 1% do eleitorado, equivalente a cerca de 198.000 assinaturas. Porém, mais de 1,1 milhão de eleitores se mostram favoráveis ao referendo. No domingo, Maduro afirmou que vai montar uma comissão para avaliar a validade das assinaturas.

Segunda-feira 2

– Começam a ser distribuídos testes de emergência para diagnóstico do vírus zika, para pacientes dos Estados Unidos e de Porto Rico. O objetivo principal é identificar com rapidez as áreas afetadas para prevenir que mulheres grávidas sejam contaminadas pelo vírus. Porto Rico anunciou a primeira contaminação por zika na semana passada.

Terça-feira 3

– A tocha olímpica chega ao Brasil, após ter passado o fim de semana em Genebra, no Museu Olímpico de Lausanne. Brasília será a primeira cidade a receber a chama, para dar início a um percurso nacional de 20.000 quilômetros por terra. No dia 5 de agosto, será levada para o Maracanã, onde acontece a abertura dos jogos olímpicos do Rio. A presidente Dilma Rousseff deve receber a tocha no Palácio do Planalto nesta terça.

– A Comissão Europeia publica as suas previsões econômicas para o segundo trimestre do ano. Deve ser revelado se a Espanha e outros países serão punidos por não estarem reduzindo sua dívida externa e cumprindo as metas de redução de déficit.

– O rei Felipe VI, da Espanha, assina decreto que convoca novas eleições no país, para recomeçar o processo de substituição do primeiro-ministro Mariano Rajoy. É a primeira vez na história espanhola que as eleições precisarão ser repetidas. A constituição do país prevê que o candidato eleito tem dois meses para conseguir apoio no Congresso, o que não foi o caso de Pedro Sanchez, líder do Partido Socialista Operário Espanhol. As novas eleições devem ocorrer no dia 26 de junho.

Quinta-feira 5

– A empresa de exploração espacial Space X, do empresário Elon Musk, faz o lançamento de uma versão comercial do foguete Falcon 9, para colocar em órbita o satélite de uma rede de televisão japonesa, a JCSAT 14. Será o quarto lançamento do Falcon 9 este ano.

Sexta-feira 6

– Pela primeira vez em 30 anos, a Coreia do Norte realiza uma reunião do Congresso, para reavaliar os rumos do governo de Kim Jong Un. A última convocação para uma comissão do tipo havia sido em 1980, sob o governo de seu avô, Kim Il Sung. A Coreia do Norte está no centro de um conflito mundial por estar avançando no mercado de armas nucleares. Na quinta-feira 5, mais um míssil deve ser testado.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais de Mundo

Exportações da China devem bater recorde antes de guerra comercial com EUA

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"