Mundo

Maduro diz que Governo conseguiu 305 prefeituras em eleição

Ao todo, 335 prefeituras eram disputadas nas eleições municipais de domingo passado na Venezuela

Nicolás Maduro: "assim se vê o mapa: vermelho, vermelhinho. Vontade nacional, popular, revolucionária" (Miraflores Palace/Handout/Reuters)

Nicolás Maduro: "assim se vê o mapa: vermelho, vermelhinho. Vontade nacional, popular, revolucionária" (Miraflores Palace/Handout/Reuters)

E

EFE

Publicado em 12 de dezembro de 2017 às 06h34.

Caracas - O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, informou nesta segunda-feira - durante evento no palácio presidencial de Miraflores - que com 100% dos votos apurados pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) o Governo conseguiu 305 das 335 prefeituras nas eleições municipais de domingo passado no país.

As 30 prefeituras restantes foram 25 para a oposição e 5 para "fatores locais", acrescentou durante o encontro que teve com convidados e prefeitos eleitos transmitido em rede nacional.

"Assim se vê o mapa: vermelho, vermelhinho. Vontade nacional, popular, revolucionária", comentou orgulhoso em referência à cor vermelha representativa do movimento "revolucionário" que lidera.

A vitória oficialista foi facilitada pela decisão de três das quatro legendas de oposição mais fortes de não concorrerem às eleições, por considerar que a CNE é um órgão fraudulento".

O chefe de Governo informou estes dados sobre "100 por cento" dos votos contados o que, acrescentou, deixa a participação do último domingo em "47,36% do censo eleitoral ou 9.281.257 votantes", dos quais 6.517.605 votaram em Partidos Socialistas Unidos da Venezuela (PSUV) e 2.749.778 nos candidatos não oficialistas.

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesNicolás MaduroVenezuela

Mais de Mundo

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo

Quais países têm salário mínimo? Veja quanto cada país paga

Há chance real de guerra da Ucrânia acabar em 2025, diz líder da Conferência de Segurança de Munique

Trump escolhe bilionário Scott Bessent para secretário do Tesouro