Mundo

Maduro diz que diplomacia com os EUA está "funcionando bem"

Presidente venezuelano disse que o presidente norte-americano, Barack Obama, ajudou a abrir caminho para melhorar as comunicaçõe


	Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro: "precisamos reconhecer a bravura do presidente Obama em dizer o que disse"
 (Carlos Garcia/Reuters)

Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro: "precisamos reconhecer a bravura do presidente Obama em dizer o que disse" (Carlos Garcia/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de julho de 2015 às 09h08.

Caracas - O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse na segunda-feira que um canal diplomático recém-criado com os Estados Unidos está "funcionando muito bem" para melhorar as comunicações entre os dois países, após mais de uma década de tensões.

Maduro disse que o presidente norte-americano, Barack Obama, ajudou a abrir caminho para melhorar as comunicações em abril, após se distanciar de um decreto presidencial que descrevia a nação sul-americana como uma ameaça à segurança dos Estados Unidos.

"O presidente dos Estados Unidos rejeitou o decreto que ele mesmo assinou, e permitiu que canais diplomáticos buscassem respeito e compreensão", disse Maduro em discurso à Assembleia Nacional.

"Precisamos reconhecer a bravura do presidente Obama em dizer o que disse, em buscar contato, e criar um canal diplomático que, graças a Deus, está funcionando muito bem", acrescentou.

O diálogo entre os dois países busca separar áreas de desentendimento, como uma repressão à oposição política, de interesses em comum incluindo conversas de paz na Colômbia e eleições no Haiti, disse uma autoridade norte-americana familiar com a situação à Reuters na semana passada.

Apesar do esforço, Maduro continuou a acusar os Estados Unidos de tentarem desestabilizar seu governo e enfraquecer a economia do país. Washington nega as acusações.

As tensões aumentaram em março, quando Obama assinou um decreto presidencial que sancionou autoridades venezuelanas ligadas à repressão a protestos da oposição em 2014.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEstados Unidos (EUA)Nicolás MaduroPaíses ricosPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia