Mundo

Maduro declara "vitória total" ao se despedir da Assembleia da ONU

O presidente publicou um vídeo em sua conta do Twitter no qual fala que a verdade da Venezuela foi ouvida na Assembleia da ONU

Maduro: A verdade dos nossos povos prevalecerá sempre sobre o ódio e a mentira, disse o presidente (Palácio de Miraflores/Reuters)

Maduro: A verdade dos nossos povos prevalecerá sempre sobre o ódio e a mentira, disse o presidente (Palácio de Miraflores/Reuters)

A

AFP

Publicado em 28 de setembro de 2018 às 16h33.

Última atualização em 28 de setembro de 2018 às 16h35.

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, se despediu nesta sexta-feira (28) da Assembleia Geral da ONU, assegurando que a sua participação foi "uma vitória total".

"Sucesso total", declarou o questionado presidente em um vídeo gravado em Nova York, a caminho do aeroporto, e publicado em sua conta no Twitter.

"A verdade da Venezuela foi ouvida", afirmou. "Vitória na ONU. Vitória total".

"A verdade dos nossos povos prevalecerá sempre sobre o ódio e a mentira", escreveu.

O presidente americano, Donald Trump, disse na quarta-feira na ONU que "todas as opções" estão abertas com relação à Venezuela, inclusive as mais fortes.

Maduro condenou, por sua vez, na assembleia "a agressão permanente" de Washington, mas disse a Trump que queria se reunir com ele e apertar sua mão.

Com um megafone, a embaixadora americana na ONU, Nikki Haley, participou na véspera de uma manifestação de venezuelanos em frente à ONU: "Continuaremos lutando pelos venezuelanos até que Maduro se vá!".

Seis países entraram em acordo esta semana na ONU para pedir à promotora do Tribunal Penal Internacional que investigue o governo Maduro por supostos crimes contra a humanidade.

O Conselho de Direitos Humanos da ONU adotou na quinta-feira uma resolução histórica sobre Venezuela na qual pede ao governo de Maduro que "aceite a ajuda humanitária" para solucionar os problemas de "falta de alimentos, remédios e equipamentos médicos".

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Nicolás MaduroONUVenezuela

Mais de Mundo

Autoridades evacuam parte do aeroporto de Gatwick, em Londres, por incidente de segurança

Japão aprova plano massivo para impulsionar sua economia

Rússia forneceu mísseis antiaéreos à Coreia do Norte em troca de tropas, diz diretor sul-coreano

Musk e Bezos discutem no X por causa de Trump