Mundo

Maduro convoca civis para combater criminalidade

O presidente destacou que os civis agirão por intermédio de uma "Polícia Comunitária" e um "Sistema de Inteligência Popular"

Nicolás Maduro: "Apenas o povo salva o povo" (Marco Bello/Reuters)

Nicolás Maduro: "Apenas o povo salva o povo" (Marco Bello/Reuters)

A

AFP

Publicado em 18 de janeiro de 2017 às 08h41.

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou nesta terça-feira a convocação de civis para combater a crescente criminalidade no país, entregando aos chamados "patriotas cooperantes" funções de segurança e inteligência.

Maduro também relançou as Operações de Libertação do Povo (OLP), manobras militares e policiais contra a criminalidade que em 2015 foram alvo de denúncias de violações dos direitos humanos, agora rebatizadas de Operações para a Liberdade Humana do Povo (OLHP).

"Apenas o povo salva o povo (...). Convoco todo o nosso povo, com toda a força do Estado venezuelano, com todas as capacidades do Estado venezuelano, para a ação", disse Maduro em rede nacional de rádio e TV.

O presidente destacou que os civis agirão por intermédio de uma "Polícia Comunitária" e um "Sistema de Inteligência Popular", sem dar detalhes sobre a estrutura das duas organizações.

Sobre as polêmicas OLP, Maduro anunciou que voltarão "com mais força", mas com um "conceito novo". "Agora se chamarão Operações para a Libertação Humana do Povo (OLHP), com enfoque na proteção do povo, na busca dos que violam a lei".

A nova estratégia será liderada pelo vice-presidente, Tareck El Aissami, que também coordena o comando especial de repressão à ameaça de golpe de Estado, que deteve seis opositores ao "chavismo" na semana passada.

A coalizão opositora Mesa da Unidade Democrática (MUD) exige a antecipação da eleição presidencial, prevista para 2018, como solução para a grave crise política e econômica que abala a Venezuela.

De acordo com pesquisas de órgãos privados, oito em cada dez venezuelanos rejeitam a gestão de Maduro.

Acompanhe tudo sobre:VenezuelaCrimeNicolás Maduro

Mais de Mundo

Texas adota mapa eleitoral para preservar maioria legislativa de Trump, de olho nas eleições de 2026

Índia anuncia suspensão parcial de remessas postais aos EUA após mudança em tarifas

Ataques israelenses matam ao menos 61 palestinos em Gaza em 24 horas

Rússia reivindica tomada de duas localidades na região ucraniana de Donetsk