Mundo

Maduro comemora vitória em eleições municipais

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, comemorou o resultado das eleições municipais, das quais o chavismo conquistou a maioria das Prefeituras

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro: eleições estavam sendo consideradas a primeira prova de Maduro nas urnas (Carlos Garcia Rawlins/Reuters)

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro: eleições estavam sendo consideradas a primeira prova de Maduro nas urnas (Carlos Garcia Rawlins/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de dezembro de 2013 às 08h46.

Caracas - O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, comemorou nesta segunda-feira (9) o resultado das eleições municipais, realizadas ontem e das quais o chavismo conquistou a maioria das Prefeituras em disputa. "Missão cumprida, comandante supremo!", disse Maduro, evocando seu antecessor, Hugo Chávez, morto há nove meses.

O pleito de domingo renovou as autoridades em 335 cidades do país. O governante Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) venceu em 196 Prefeituras, enquanto o opositor Mesa de Unidade Democrática (MUD) saiu vitorioso em 53 locais. Algumas cidades ficaram sob comando de outros partidos políticos. Segundo a presidente do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela, Tibisay Lucena, a afluência foi de 58,9% e o PSUV obteve 44,16% dos votos, contra 40,96% da MUD. Apesar da derrota, a oposição conseguiu ficar com cidades importantes do país, como a capital Caracas e Maracaibo.

As eleições estavam sendo consideradas a primeira prova de Maduro nas urnas, em meio a um cenário de instabilidade econômica e medidas radicais de estabilização e controle de preços.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaEleiçõesNicolás MaduroPolíticosVenezuela

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado