Mundo

Maduro chama presidente da Colômbia de "bandido"

O chefe de Estado venezuelano assegurou ainda que na Colômbia há uma "crise humanitária espantosa"

Maduro: "Juan Manuel Santos vive falando mal do nosso país, de graça, bandido", afirmou Maduro (Marco Bello/Reuters/Reuters)

Maduro: "Juan Manuel Santos vive falando mal do nosso país, de graça, bandido", afirmou Maduro (Marco Bello/Reuters/Reuters)

E

EFE

Publicado em 15 de janeiro de 2018 às 22h02.

Caracas - O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, chamou nesta segunda-feira seu homólogo da Colômbia, Juan Manuel Santos, de "bandido" e assegurou que o país vizinho é um "Estado foragido" e uma nação com "uma crise humanitária gravíssima".

"Vamos defender as verdades da Venezuela (...) e dizer as verdades da Colômbia, porque Juan Manuel Santos vive falando mal do nosso país, de graça, bandido", afirmou Maduro durante seu balanço de gestão perante a Assembleia Constituinte, órgão não reconhecido pela oposição.

O chefe de Estado venezuelano assegurou ainda que na Colômbia há uma "crise humanitária espantosa".

"Lá 70% do emprego é informal, o desemprego aberto supera 25%, a pobreza aumentou para 55%, a miséria supera 35%", acrescentou.

"A Colômbia é um Estado foragido (...). Quase 10 milhões de colombianos vivem no exterior por causa da pobreza, da miséria e da guerra", garantiu Maduro.

Na quinta-feira passada Santos advertiu a Maduro que não utilizasse a Colômbia para "tapar as enormes falências da sua revolução fracassada" e pediu para que permitisse a entrada de ajuda internacional humanitária para sua gente, como solicita a oposição venezuelana há meses.

As relações entre Venezuela e Colômbia ficaram ainda mais tensas nas últimas semanas com diversas acusações de lado e lado, marcando assim um novo desencontro entre os dois países.

Para a Colômbia se transferiu uma boa quantidade de venezuelanos que nos últimos meses decidiram abandonar o país fugindo da grave crise econômica.

Acompanhe tudo sobre:ColômbiaNicolás MaduroVenezuela

Mais de Mundo

O que é o Projeto Manhattan, citado por Trump ao anunciar Musk

Donald Trump anuncia Elon Musk para novo Departamento de Eficiência

Trump nomeia apresentador da Fox News como secretário de defesa

Milei conversa com Trump pela 1ª vez após eleição nos EUA