Mundo

Maduro anuncia 'debate público' sobre reforma constitucional na Venezuela

Atual constituição do país foi aprovada em 1999, durante o mandato de Hugo Chávez

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 29 de janeiro de 2025 às 07h48.

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou nesta terça-feira, 28, que começará no próximo dia 15 de fevereiro um “debate público” sobre a reforma constitucional que ele começou a promover ao iniciar seu terceiro mandato, após eleições marcadas por denúncias de fraude.

Maduro fez o anúncio ao ler um dos artigos da Constituição atual - sancionada em 1999 - cujo conteúdo foi inspirado em seu padrinho político, Hugo Chávez (1999-2013). “Este artigo lido assim, se lhe aplicarmos um pouquinho de criatividade, poderia ser aperfeiçoado, melhorado à luz da experiência obtida”, sugeriu o presidente.

A reforma "é para ampliar a democracia venezuelana, aperfeiçoar o modelo constitucional bolivariano, desenhar a sociedade do futuro. Em terceiro lugar, traçar o modelo econômico a ser desenvolvido por todas as gerações para uma Venezuela autossustentável, de uma economia diversificada e absolutamente invulnerável a ataques externos e internos”, disse Maduro.

O presidente venezuelano anunciou no último dia 15, cinco dias após iniciar o novo mandato, a criação de uma comissão para realizar uma reforma constitucional, presidida pelo procurador-geral, Tarek William Saab, que participou da redação da Constituição atual. A reforma será submetida a um referendo neste ano, em data a ser definida.

Acompanhe tudo sobre:VenezuelaNicolás MaduroAmérica Latina

Mais de Mundo

Há 43 anos no poder, presidente mais velho do mundo anuncia candidatura para oitavo mandato

Frustrado com Putin, Trump sondou Zelensky sobre capacidade de ataque a Moscou, diz jornal

Tarifa de Trump ao Brasil afetará mais de 6.500 pequenas empresas dos EUA, dizem câmaras de comércio

Nem em piores pesadelos imaginaria uma tarifa de Trump assim, diz diretor da Suzano