Mundo

Madri faz referendo sobre privatização de Cia. de água

População quer manifestar seu descontentamento com o plano do governo regional de privatizar a Canal Isabel II, empresa pertencente à Comunidade Autônoma de Madri

Até o meio da tarde, várias filas se formavam nas cabines de votação na área metropolitana (Jamie McDonald/Getty Images)

Até o meio da tarde, várias filas se formavam nas cabines de votação na área metropolitana (Jamie McDonald/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de março de 2012 às 13h32.

Madri - Os habitantes de Madri participavam, neste domingo, de um referendo informal para manifestar seu descontentamento com o plano do governo regional de privatizar a Canal Isabel II, empresa pertencente à Comunidade Autônoma de Madri e que gerencia o abastecimento de água da capital espanhola.

O Partido Popular de centro direita está empenhado em vender em um leilão 49% da rede que abastece a cidade e os subúrbios. O intuito é levantar recursos para a redução do endividamento. Madri figurava como a terceira comunidade com maiores dívidas em 2011, cerca de 15,191 bilhões de euros.

Dois grupos de protesto espalharam 236 estações de votação na região central de Madri e pediam para que os habitantes respondessem sim ou não para a questão: "Você acredita que a Isabel II Canal deve continuar 100% pública?

Até o meio da tarde, várias filas se formavam nas cabines de votação na área metropolitana. A companhia de 150 anos foi construída e é mantida com os recursos de um imposto regional. As informações são da Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:EuropaPiigsÁguaEspanhaEleiçõesPrivatização

Mais de Mundo

Democratas fazem proposta para encerrar shutdown, mas republicanos rejeitam

Trump reforça desejo de se reunir com Putin na Hungria

'Acordo de Paris não seria possível hoje', diz 'pai' do tratado