Mundo

Dilma defende reajuste salarial para ministros

Baixo salário dificulta a contratação de bons ministros reclama Dilma; ela nega que queira aumento também para o presidente

Segundo Dilma Rousseff, sem o aumento de salário "não teremos ministros" (Renato Araujo/AGÊNCIA BRASIL)

Segundo Dilma Rousseff, sem o aumento de salário "não teremos ministros" (Renato Araujo/AGÊNCIA BRASIL)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de novembro de 2010 às 08h17.

Seul – A presidenta eleita Dilma Rousseff defendeu hoje (11) aumento salarial para os ministros de Estado, mas negou que haja a mesma necessidade de reajuste para o presidente da República. Segundo ela, se não houver o reajuste salarial será impossível nomear ministros, pois há uma “defasagem” em relação ao oferecido aos ministros e o que o setor privado propõe.

Dilma concedeu entrevista coletiva depois de fazer um rápido passeio por Seul, capital sul-coreana.

“De fato, alguma coisa tem de ser feita sobre os salários dos ministros. Caso contrário, não teremos ministros", afirmou Dilma, que está na Coreia do Sul como convidada para a Cúpula do G20 (que reúne as maiores economias mundiais).

A presidenta afirmou, porém, que a proposta de reajuste para o salário de presidente da República não está entre suas prioridades. “Não acho que seja uma questão relevante, mas a dos ministros eu tenho certeza porque já vi problemas neste segmento”.

Sobre o reajuste dos salários dos parlamentares, Dilma disse desconhecer que eles recebam cerca de R$ 16 mil. “Não sei qual é o salários dos senadores”, afirmou.

Na viagem a Moçambique, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ser "justo" e "necessário" o reajuste dos salários do Executivo e do Legislativo. “Em 2002, aprovaram [o reajuste] só para a Câmara e para o Senado e não aprovaram para o presidente da República. Eu não reclamei", disse ele na última terça-feira (9).

Acompanhe tudo sobre:América LatinaComércio exteriorDados de BrasilDilma RousseffGestão públicaImportaçõesPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresSalários

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia