Mundo

Macron vai discutir sobre Síria, Irâ e Ucrânia com Putin no domingo

Um funcionário do Kremlin disse na sexta-feira que Macron também deve falar a Putin sobre a recente cúpula da Otan

Presidente da França, Emmanuel Macron: expectativa é que Macron e Putin se encontrem no Kremlin antes do pontapé inicial da final da Copa do Mundo 2018 (Regis Duvignau/Reuters)

Presidente da França, Emmanuel Macron: expectativa é que Macron e Putin se encontrem no Kremlin antes do pontapé inicial da final da Copa do Mundo 2018 (Regis Duvignau/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 14 de julho de 2018 às 16h53.

Paris - O presidente da França, Emmanuel Macron, vai discutir sobre Síria, Irã e Ucrânia com o presidente russo, Vladimir Putin, no encontro dos dois em Moscou no domingo, dia da final da Copa do Mundo entre a França e a Croácia, disse o gabinete do líder francês.

A expectativa é que Macron e Putin se encontrem no Kremlin antes do pontapé inicial.

A fonte do Palácio do Eliseu disse que a situação na Ucrânia não evoluiu o suficiente para que Macron convidasse Putin para uma cúpula do Grupo dos Sete em Biarritz, no sul da França, no verão de 2019.

Após a cúpula do G7 no Canadá, Macron disse que gostaria de convidar Putin para Biarritz, mas que isso dependeria da aplicação do processo acordado em Minsk com França, Alemanha e Ucrânia para resolver o conflito ucraniano.

A fonte disse que o encontro de domingo também será uma oportunidade para ambos os líderes aproximarem suas posições sobre a crise na Síria.

Sobre o Irã, Macron fez um apelo, em vão, a Trump no início deste ano para não desistir de um acordo internacional que aliviou as sanções contra o Irã em troca de restrições em seu programa nuclear.

Um funcionário do Kremlin disse na sexta-feira que Macron também deve falar a Putin sobre a recente cúpula da Otan, e que eles discutirão a iminente reunião de Putin com o presidente dos EUA, Donald Trump, em Helsinque, na segunda-feira.

Acompanhe tudo sobre:DiplomaciaEmmanuel MacronVladimir Putin

Mais de Mundo

À espera de Trump, um G20 dividido busca o diálogo no Rio de Janeiro

Milei chama vitória de Trump de 'maior retorno' da história

RFK Jr promete reformular FDA e sinaliza confronto com a indústria farmacêutica

Trump nomeia Robert Kennedy Jr. para liderar Departamento de Saúde