Agência de Notícias
Publicado em 18 de setembro de 2025 às 16h55.
Última atualização em 18 de setembro de 2025 às 17h30.
O presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou nesta quinta-feira, em uma entrevista ao "Canal 12", de Israel, que o país está causando tantas vítimas civis em Gaza que "está destruindo por completo" sua "imagem" e sua "credibilidade, não apenas na região, mas perante a opinião pública mundial".
"Israel obteve resultados de segurança únicos e restaurou sua credibilidade na região frente ao Hezbollah, Hamas e seus militantes. No entanto, este tipo de operação em Gaza é totalmente contraproducente, já que, devo dizer, está sendo um fracasso", acrescentou.
Segundo indicou Macron na entrevista, feita no Palácio do Eliseu, para romper o "círculo vicioso" da guerra em Gaza é preciso "afirmar que o Hamas deve ser destruído e desmantelado", mas a abordagem bélica "não é suficiente".
A entrevista ocorre quatro dias antes do início da Assembleia Geral da ONU, na qual se espera que seis países reconheçam o Estado palestino, entre eles a França, que é muito crítica à ofensiva israelense na Faixa de Gaza.
E na mesma semana em que uma comissão independente da ONU qualificou como genocídio a referida ofensiva, na qual já morreram 65 mil palestinos, entre eles mais de 19 mil crianças.