Mundo

M5S e Liga decidem nas próximas horas quem será novo premiê italiano

Líder do Movimento 5 Estrelas afirmou que nas próximas horas será fechado um acordo sobre quem será o novo primeiro-ministro da Itália

Candidato italiano do M5S, Luigi Di Maio: ele se recusou a especular nomes e se limitou a dizer que premiê será "uma pessoa amiga do povo" (Tony Gentile/Reuters)

Candidato italiano do M5S, Luigi Di Maio: ele se recusou a especular nomes e se limitou a dizer que premiê será "uma pessoa amiga do povo" (Tony Gentile/Reuters)

E

EFE

Publicado em 19 de maio de 2018 às 11h41.

Roma - O líder do Movimento 5 Estrelas (M5S), Luigi di Maio, afirmou neste sábado que nas próximas horas será fechado um acordo sobre quem será o novo primeiro-ministro da Itália, que liderará um governo integrado por este partido e pelo ultradireitista Liga Norte (LN).

"Nas próximas horas, portanto, neste fim de semana, desfaremos também o nó do primeiro-ministro, e depois decidiremos a equipe de governo", declarou Di Maio em Ivrea, no norte do país, em uma entrevista coletiva sobre o programa conjunto com a LN.

O líder do M5S se recusou a especular nomes e se limitou a dizer que será "uma pessoa amiga do povo".

Durante este fim de semana, Di Maio se reunirá com o líder da LN, Matteo Salvini, que pretende que nenhum dos dois seja o novo premiê e pediu ao líder do partido parceiro para que adote a mesma posição.

Di Maio além disso defendeu que o acordo com a LN "não é uma aliança" e envolve "duas forças políticas alternativas" que se uniram em um programa para melhorar a vida dos italianos.

Os dois partidos apressam a indicação do novo primeiro-ministro e a divisão de ministérios para apresentar seu plano de governo já na segunda-feira ao presidente da República, Sergio Mattarella.

O documento, que tem entre os tópicos críticas à União Europeia, expulsão de imigrantes e redução de impostos, foi submetido à votação de militantes das duas legendas.

O M5S realizou sua consulta pela internet na sexta-feira, e mais de 94% de seus filiados aprovaram o texto. Já a LN optou por votação em urnas em mil mesas por toda a Itália, que permanecerão abertas até as 20h (hora local; 15h de Brasília) de amanhã.

Acompanhe tudo sobre:Crise políticaEleiçõesItália

Mais de Mundo

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo

Quais países têm salário mínimo? Veja quanto cada país paga

Há chance real de guerra da Ucrânia acabar em 2025, diz líder da Conferência de Segurança de Munique