Mundo

Luxemburgo convoca embaixadora de Israel por violência em Gaza

Assim como a Bélgica, Luxerburgo convocou a embaixadora de Israel no país por conta do uso desproporcional da força contra palestinos em Gaza

Gaza: 60 palestinos morreram e mais de 2 mil ficaram feridos nos protestos em Gaza (Mohammed Salem/Reuters)

Gaza: 60 palestinos morreram e mais de 2 mil ficaram feridos nos protestos em Gaza (Mohammed Salem/Reuters)

E

EFE

Publicado em 16 de maio de 2018 às 11h48.

Bruxelas - O ministro de Relações Exteriores de Luxemburgo, Jean Asselborn, convocou nesta quarta-feira a embaixadora de Israel no país, Simona Frankel, por causa da violência "inaceitável" durante os protestos de segunda-feira na Faixa de Gaza, onde morreram 60 palestinos em enfrentamentos com as forças de segurança israelenses.

Luxemburgo segue assim os passos da Bélgica, que ontem convocou Frankel, que é embaixadora perante os dois países, depois que esta disse em uma televisão que todos os mortos eram "terroristas".

Na reunião, o Ministério luxemburguês evocará "o uso desproporcional da força contra civis palestinos na Faixa de Gaza" e "os argumentos expressados em público a este respeito" pela diplomata, indicou o Executivo em comunicado.

O Governo pediu, além disso, uma "investigação internacional independente" dos fatos e que "os atores no terreno mostrem calma e contenção para evitar uma nova erupção de violência".

Em declarações ontem a um programa da televisão belga, a diplomata israelense qualificou "todos" os mortos de "terroristas" e afirmou que seu país "prefere ter críticas do que condolências".

Os palestinos mortos por disparos do Exército israelense nos protestos de segunda-feira em Gaza contra a mudança da embaixada dos Estados Unidos de Tel Aviv para Jerusalém já chegou a pelo menos 60, segundo o Ministério da Saúde palestino, e os feridos a mais de mil.

Acompanhe tudo sobre:PalestinaIsraelConflito árabe-israelenseLuxemburgoFaixa de Gaza

Mais de Mundo

Texas adota mapa eleitoral para preservar maioria legislativa de Trump, de olho nas eleições de 2026

Índia anuncia suspensão parcial de remessas postais aos EUA após mudança em tarifas

Ataques israelenses matam ao menos 61 palestinos em Gaza em 24 horas

Rússia reivindica tomada de duas localidades na região ucraniana de Donetsk