Mundo

Lula se diz otimista sobre reunião entre Colômbia e Venezuela

São Paulo - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira acreditar que o novo presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, poderá restabelecer as relações diplomáticas e comerciais com a Venezuela. Santos foi empossado em Bogotá no sábado em meio a uma profunda crise diplomática com Caracas, acusada pelo seu antecessor, Álvaro Uribe, […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de agosto de 2010 às 17h09.

São Paulo - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira acreditar que o novo presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, poderá restabelecer as relações diplomáticas e comerciais com a Venezuela.

Santos foi empossado em Bogotá no sábado em meio a uma profunda crise diplomática com Caracas, acusada pelo seu antecessor, Álvaro Uribe, de dar apoio a guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e do Exército da Libertação Nacional (ELN).

"Eu sou um otimista inveterado em relação à possibilidade da construção de paz, sobretudo entre Venezuela e Colômbia", disse Lula a jornalistas após encontro com o presidente de El Salvador, Mauricio Funes.

Lula acompanhou a posse de Santos na capital colombiana no sábado, enquanto a Venezuela foi representada por seu ministro de Relações Exteriores, Nicolás Maduro. O presidente venezuelano, Hugo Chávez, deve se reunir com Santos em Santa Clara, balneário colombiano, na terça-feira para discutir a relação entre os dois países.

"Eu penso que ele (Santos) tem possibilidade de resolver o problema", declarou Lula.

Chávez rompeu as relações diplomáticas com a Colômbia no mês passado, após as acusações de Uribe de que Caracas abriga guerrilheiros.

Perguntado se o Brasil poderia ajudar o governo colombiano no combate às Farc, Lula disse que esse é um problema que "diz respeito somente à Colômbia".

"Nós só nos moveremos se a Colômbia pedir alguma coisa", afirmou. "É um problema interno da Colômbia que tem que ser resolvido pela Colômbia."
 
Leia mais notícias sobre a América Latina

Siga as notícias do site EXAME sobre Mundo no Twitter

Acompanhe tudo sobre:América LatinaLuiz Inácio Lula da SilvaPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresVenezuela

Mais de Mundo

'Bolsonaro não é como um amigo, é alguém que eu conheço', diz Trump

Banco Popular da China realiza nova injeção de liquidez de RMB 1,4 trilhão em julho

Há 43 anos no poder, presidente mais velho do mundo anuncia candidatura para oitavo mandato

Frustrado com Putin, Trump sondou Zelensky sobre capacidade de ataque a Moscou, diz jornal