EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h42.
São Paulo - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se defendeu hoje (1º) de possíveis críticas de opositores a sua participação em festas promovidas por centrais sindicais em São Paulo. Ao lado da pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, Lula criticou os que qualificam sua presença nos eventos como apoio político à candidatura do partido.
Muitos vão dizer que é um ato político porque eu vim, disse ele, na festa promovida pela Força Sindical. Agora, os outros sete anos em que os outros estavam aqui não são.
Esta foi a primeira vez em que Lula participou das comemorações da Força Sindical no Dia do Trabalho. Há 13 anos, a festa é realizada na Praça Campo de Bagatelle, na capital paulista.
Lula afirmou estar satisfeito de poder participar das comemorações como presidente. Segundo ele, isso demonstra que seu governo tem o apoio dos trabalhadores. Depois de sete anos, encontrar cara a cara com os trabalhadores é para poucos, disse.
A festa da Força Sindical foi o primeiro evento que o presidente Lula participou neste 1° de Maio. Lula ainda deve comparecer a mais duas festas promovidas por centrais sindicais em São Paulo e a uma terceira em São Bernardo do Campo (região do ABC Paulista). Em todas, ele estará acompanhado pela ex-ministra da Casa Civil e pré-candidata, Dilma Rousseff.
Ela também discursou no evento e disse que dará continuidade às políticas do governo Lula se for eleita.
O deputado federal Paulo Pereira da Silva, presidente da Força Sindical, disse que convidou o pré-candidato do PSDB à Presidência, José Serra, para a festa. Serra, porém, não compareceu. Ele participa hoje de um evento em Camboriú (SC).