Mundo

Lula quer saber da PF qual o motivo da quebra de sigilo

O presidente Lula quer que a PF esclareça o que de fato aconteceu desde o começo

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h47.

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu hoje esclarecimentos da Polícia Federal (PF) e quer saber qual a motivação política para a quebra de sigilo de tucanos próximos ao candidato do PSDB à Presidência, José Serra, e de sua filha Verônica Serra.

Hoje, durante a reunião de coordenação política, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, informou ao presidente que no caso dos acessos realizados em Formiga (MG), pelo analista tributário Gilberto Souza Amarante, "não houve quebra de sigilo, mas apenas acesso dados cadastrais".

No entanto, Lula não quis tratar o caso com a mesma simplicidade de Mantega na questão de Formiga, assim como os demais episódios. O presidente pediu explicação para o ocorrido o mais rápido possível. No sábado, porém, em discurso feito durante um comício em Guarulhos, na Grande São Paulo, o presidente tratou com com desdém as violações dos sigilos fiscais.

"O presidente reafirmou que quer que a Polícia Federal esclareça à população brasileira o que aconteceu desde o começo, doa a quem doer, independente de quem venha a ser não só investigado, mas identificado como os responsáveis", declarou hoje o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, em entrevista. Ele disse ainda que o presidente quer saber "qual a motivação da quebra do sigilo".

Mais uma vez o governo tentou desvincular as quebras de sigilo fiscal com as eleições. "O governo não pode e não admite que isso seja tratado como uma questão eleitoral", declarou Padilha.

Para ele, "a oposição tenta transformar o que aconteceu em setembro do ano passado, quando não havia nem definição de quem seria o candidato do PSDB, estava uma disputa interna no PSDB para ver qual seria o candidato, num palanque eleitoral". "Até por isso o governo quer a apuração correta até o final. Queremos saber desde o começo: o que acontecia em setembro do ano passado em abril do ano passado, para as pessoas terem interesse em buscar essas informações."

Leia mais notícias sobre política

Siga as notícias de Eleições no Twitter

 

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEleições 2010Luiz Inácio Lula da SilvaPersonalidadesPolíticaPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadoresreceita-federal

Mais de Mundo

Israel ameaça não ter cessar-fogo se Hamas não liberar lista de reféns a serem libertados

Justiça prorroga prisão de presidente da Coreia do Sul temendo destruição de provas

Quais as chances de Trump anexar Canadá e Groenlândia após tomar posse?

Trump avalia adiar proibição do TikTok por 90 dias após assumir presidência dos EUA