Mundo

Lula participa hoje de evento da OIT em Genebra e deve defender trabalho decente e combate à fome

Na sequência, presidente vai para G7, na Itália, onde encontrará líderes das maiores economias e Javier Milei, da Argentina

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 13 de junho de 2024 às 07h43.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa nesta quinta-feira, 13, da conferência da Organização Mundial do Trabalho (OIT) na Suíça Na sexta-feira, ele vai para a Cúpula do G7, na Itália. Lula defenderá o trabalho decente, o combate à fome e a taxação dos super ricos nos eventos.

Na quinta-feira pela manhã, em Genebra, Lula abrirá o evento da OIT, que terá como tema central a justiça social, com um discurso contra a desigualdade e a exclusão. Ele lembrará a iniciativa lançada no ano passado com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pelo trabalho decente, regras justas e respeito aos direitos dos trabalhadores.

A participação do presidente no Fórum Inaugural da Coalizão para Justiça Social trata do enfrentamento das desigualdades sociais, da concretização de direitos trabalhistas integrados a direitos humanos, da expansão da capacidade e acesso aos meios produtivos e da promoção do trabalho decente.

O fórum é iniciativa do diretor-geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Gilbert Houngbo, ao lado de quem Lula exercerá a co-presidência da coalizão.

Agenda da sexta-feira

Convidado pela primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, Lula seguirá no mesmo dia para Borgo Egnazia, onde participará, na sexta-feira, da Cúpula do G7 (EUA, Itália, Japão, França, Reino Unido, Canadá e Alemanha). Entre os temas a serem tratados estão inteligência artificial e transição energética.

Segundo o Itamaraty, não houve consultas do lado brasileiro, nem do argentino, sobre uma possível conversa entre Lula e o presidente do país vizinho, Javier Milei, que também estará no G7. Os dois líderes são adversários políticos na região e jamais trocaram uma palavra.

 

Acompanhe tudo sobre:G7 – Grupo dos SeteLuiz Inácio Lula da SilvaJavier MileiOITSuíça

Mais de Mundo

Senador nos EUA propõe recompensa de mil dólares por denúncia de imigrantes irregulares

Benjamin Netanyahu rejeita interromper guerra em Gaza 'agora'

Ministro da economia espanhol diz que UE só importará 'um bife por pessoa ao ano' do Mercosul

Governo brasileiro evacua embaixada em Damasco após invasão a consulados