Mundo

Lula e Raul Castro exaltam relação entre Brasil e Cuba

Segundo fontes locais, não está descartada uma visita de Lula a Fidel Castro, que já o recebeu várias vezes desde que deixou o poder por motivo de doença

Raul Catro: a medida busca ampliar as opções de trabalho para os empregados estatais que encerrarem suas atividades (Adalberto Roque/AFP)

Raul Catro: a medida busca ampliar as opções de trabalho para os empregados estatais que encerrarem suas atividades (Adalberto Roque/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de maio de 2011 às 23h01.

Havana - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta terça-feira com o presidente de Cuba, Raúl Castro, com quem conversou sobre o "excelente estado" das relações entre os dois países, no início de uma visita de dois dias à ilha, informou a TV local.

"Durante o cordial encontro, ambos se mostraram satisfeitos com as relações entre as duas nações e dialogaram sobre diversos temas da atualidade internacional", revelou a TV.

A reunião teve a participação do chanceler cubano, Bruno Rodríguez, e do ministro do Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro, Rodrigo Malmierca, assim como do embaixador do Brasil em Havana, José Martins Felício.

Segundo fontes locais, não está descartada uma visita de Lula a Fidel Castro, que já o recebeu várias vezes desde que deixou o poder por motivo de doença, em julho de 2006.

O ex-presidente deve visitar as obras de ampliação e modernização do porto de Mariel, 50 km a oeste de Havana, cujos trabalhos são realizados a partir de um empréstimo de 300 milhões de dólares concedido pelo Brasil.

Durante o governo Lula, o Brasil se tornou o segundo parceiro de Cuba na América Latina - depois da Venezuela -, e sua sucessora, Dilma Rousseff, prometeu manter essas relações estreitas com a ilha comunista.

Lula partirá de Havana na manhã de quinta-feira rumo à Venezuela, onde se reunirá com o presidente Hugo Chávez, principal aliado de Cuba.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilAmérica LatinaDiplomaciaLuiz Inácio Lula da Silva

Mais de Mundo

G7 vai manter 'pressão econômica' até que Rússia acabe com guerra na Ucrânia

Trump sugere que americanos possam gostar de 'um ditador' e afirma: 'Eu não sou'

Apenas 48 horas antes de tarifas entrarem em vigor, Modi diz que suportará pressão dos EUA

Venezuela anuncia envio de 15 mil homens para 2 estados na fronteira com a Colômbia