Mundo

Lula e Boric assinam acordos bilaterais após reunião

Presidente brasileiro sofre pressão por assumir uma posição mais neutra sobre o resultado da eleição na Venezuela

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e o ao lado do Presidente do Chile, Gabriel Boric (Ricardo Stuckert / PR/Divulgação)

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e o ao lado do Presidente do Chile, Gabriel Boric (Ricardo Stuckert / PR/Divulgação)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 5 de agosto de 2024 às 14h53.

Tudo sobreVenezuela
Saiba mais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta segunda-feira com o presidente do Chile, Gabriel Boric, e os chefes da Suprema Corte e Congresso chilenos. Ao todo, 17 acordos e tratativas foram assinados na ocasião.

A expectativa é que os dois tenham discutido o resultado contestado da eleição na Venezuela, com a vitória proclamada de Nicolás Maduro.

Diante dos protestos da oposição venezuelana, que tinha como candidato o diplomata Edmundo González, Boric não descartou a possibilidade de fraude no pleito. A consequência foi a expulsão de diplomatas chilenos por Maduro.

Lula, por sua vez, sofre pressão por assumir uma posição mais neutra sobre o pleito venezuelano. Uma carta assinada por 33 ex-presidentes da América Latina e da Espanha pediram a Lula uma posição mais enfática em defesa da democracia na região. Na nota, os signatários afirmam que a soberania popular da Venezuela foi "usurpada" e que o vencedor das eleições do último dia 28 foi Edmundo González Urrutia.

O texto faz um apelo para que Lula reafirme seu "inquestionável compromisso com a democracia e a liberdade, as mesmas de que gozam seu povo, e a fazê-la prevalecer também na Venezuela". E acusa Maduro de desprezar a verdade eleitoral para continuar no poder, "em conluio com os poderes do Estado que estão a seu serviço e sob seu controle", por meio de uma política de Estado repressiva e de violação generalizada e sistemática dos direitos humanos dos venezuelanos.

Acompanhe tudo sobre:ChileVenezuela

Mais de Mundo

Texas adota mapa eleitoral para preservar maioria legislativa de Trump, de olho nas eleições de 2026

Índia anuncia suspensão parcial de remessas postais aos EUA após mudança em tarifas

Ataques israelenses matam ao menos 61 palestinos em Gaza em 24 horas

Rússia reivindica tomada de duas localidades na região ucraniana de Donetsk