Mundo

Lula diz que Brasil tem "obrigação moral" de ajudar África

O ex-presidente acrescentou que o país deve ajudar em particular os Estados de língua portuguesa do continente

Lula defendeu ainda a aliança entre as empresas angolanas e brasileiras (Renato Araújo/Agência Brasil)

Lula defendeu ainda a aliança entre as empresas angolanas e brasileiras (Renato Araújo/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de julho de 2011 às 14h50.

Luanda - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira em Angola que o Brasil tem a "obrigação política e moral" de ajudar no desenvolvimento da África e, em particular, dos países de língua portuguesa do continente.

"É responsabilidade do Brasil, um país mais rico, mais populoso e mais avançado, ajudar no desenvolvimento dos países africanos, como Angola", declarou o ex-líder, que chefia a delegação representativa do Brasil na 17ª Assembleia Geral da União Africana.

Ao término de uma visita a Zango - cidade 30 quilômetros ao norte de Luanda -, onde a empresa brasileira Odebrecht constrói 17 mil casas para alojar famílias que vivem em situação de risco, Lula assinalou que o Brasil fará o máximo possível para ajudar a Angola.

Neste sentido, o ex-governante, que chegou nesta quinta-feira à capital angolana, disse que a presidente Dilma Rousseff prestará especial atenção à cooperação com os países de língua portuguesa no continente africano.

Além disso, Lula defendeu a aliança entre as empresas angolanas e brasileiras: "Queremos que as empresas brasileiras invistam em Angola para que o país também possa crescer e gerar empregos e renda".

Nesta sexta-feira, o ex-governante brasileiro foi recebido pelo presidente de Angola, José Eduardo dos Santos.

A agenda de Lula também inclui nesta sexta uma conferência organizada pelo Centro de Estudos Estratégicos de Angola por ocasião de seu décimo aniversário, com o título "Desenvolvimento do Brasil: Um modelo possível para a África".

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaDiplomaciaLuiz Inácio Lula da SilvaPersonalidadesPolíticaPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Mundo

EUA negocia acordo para que seus navios de guerra não paguem pedágio no canal do Panamá

República Dominicana encerra buscas nos escombros de casa noturna com ao menos 124 mortos

Cúpula da Celac termina sem consenso por não adesão da Argentina de Milei, Paraguai e Nicarágua

Milei enfrenta terceira greve geral na Argentina, à espera de acordo com FMI