Mundo

Lula descansa em casa no 1º dia como ex-presidente

Lula não recebeu visitas e não atendeu aos apelos de fãs

O ex-presidente Lula acena para o público após passar o bastão (Renato Araújo/Agência Brasil)

O ex-presidente Lula acena para o público após passar o bastão (Renato Araújo/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de janeiro de 2011 às 10h18.

São Paulo - Em seu primeiro dia de descanso pós-Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva ficou em casa com a família no apartamento onde mora, na Avenida Francisco Prestes Maia, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. Não recebeu visitas e não atendeu aos apelos de Maria das Graças Leite, 49, aposentada, que, embrulhada em uma bandeira do PT, encarou a chuva forte de ontem na Grande São Paulo e passou o dia todo em frente ao edifício onde ele mora.

A solitária admiradora chegou às 10 horas, acompanhada do filho Guilherme. Os dois gritaram o nome de Lula, cantaram jingles de campanhas passadas e entoaram até Como é grande meu amor por você, de Roberto Carlos. Tanto fizeram para chamar a atenção do ex-presidente que ele apareceu na varanda de seu apartamento, às 11h, para um aceno.

Ao lado da ex-primeira-dama, Marisa Letícia, Lula parecia cansado da passagem de bastão do dia anterior e da festa de recepção em São Bernardo do Campo, oferecida pelo prefeito Luiz Marinho (PT). Logo após o rápido aceno, ele se recolheu.

Não demorou e juntaram-se a Maria e a seu filho outras três pessoas pedindo por Lula. O pequeno grupo ficou boa parte do tempo sob o toldo da entrada do edifício do ex-presidente. Passadas duas horas, com nova serenata de jingles e canções de Roberto Carlos, Lula reapareceu, agora vestindo uma camisa regata azul e bermudas. Ofereceu mais um breve aceno, ao lado de Marisa, e se recolheu novamente.

Às 14 horas, um segurança avisou a admiradora que Lula desceria para cumprimentá-la, o que não passou de promessa. O ex-presidente manteve-se recluso ao lado da família. Havia a expectativa de que viajasse para o Guarujá, no litoral paulista, mas ele passou o dia em casa. “Ele está muito cansado”, procurou esclarecer o segurança. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilLuiz Inácio Lula da SilvaPersonalidadesPolíticaPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia