Mundo

Lula critica falta de reação da UE diante da crise

Em discurso na cúpula da União Europeia e América Latina, o presidente pediu a criação de um sistema de governança econômica global

Lula discursa durante almoço em Madri: "como pode a toda-poderosa Europa demorar três meses para ajudar a Grécia?" (.)

Lula discursa durante almoço em Madri: "como pode a toda-poderosa Europa demorar três meses para ajudar a Grécia?" (.)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de maio de 2010 às 11h18.

Madri - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta quarta-feira, em Madri, a falta de reação da União Europeia (UE) diante da crise econômica, e pediu a criação de um sistema de governança econômica mundial.

"Alugém pode me responder por que a Alemanha demorou tanto tempo para ajudar a Grécia? Como pode a toda-poderosa Europa demorar três meses para ajudar a Grécia?", questionou Lula, durante uma conferência sobre a economia brasileira em Madri.

"Por que os países perderam o poder de fazer política monetária e dependem de uma decisão coletiva, que não é uma decisão coletiva e sim individual, porque quem tem dinheiro é quem acaba tomando a decisão?", completou o presidente brasileiro, no último ato de sua visita à Espanha.

"Em um momento de crise econômica, temos que ter uma instância multilateral que chame à discussão, porque o G-20 funcionou em um primeiro momento, mas sua influência é muito pequena; não sabemos como o mundo pode continuar sem uma governança global", lamentou.

A situação da Grécia provocou na zona euro "um pânico que pode se estender para outros países", segundo ele. Na Espanha, o presidente do governo, José Luis Rodríguez Zapatero, "está pagando por uma crise com a qual não tem nada a ver, enquanto os responsáveis pela crise fazem como se não tivesse nada a ver com eles", afirmou Lula.

Espanha e seu vizinho Portugal "sofrem mais porque são menores, em uma Europa com outros poderosos, mas debilitada pela falta de controle do sistema financeiro", disse ainda, advertindo que "a crise não acabou e não conhecemos seus efeitos".

O presidente Lula conclui nesta quarta-feira uma visita a Madri, onde participou na VI Cúpula entre a União Europeia (UE), a América Latina e o Caribe na terça-feira e na cúpula UE-Mercosul na segunda-feira, na qual as duas partes anunciaram que continuarão a negociacão de um acordo de liberalização do comércio.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilEuropaLuiz Inácio Lula da SilvaPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresUnião Europeia

Mais de Mundo

Talibã proíbe livros 'não islâmicos' em bibliotecas e livrarias do Afeganistão

China e Brasil fortalecem parceria estratégica e destacam compromisso com futuro compartilhado

Matt Gaetz desiste de indicação para ser secretário de Justiça de Donald Trump

Putin confirma ataque à Ucrânia com míssil hipersônico