Mundo

Lula confirma Gabrielli na presidência da Petrobras

Durante discurso no Ceará, Lula confirmou a permanência de Gabrielli na Petrobras e disse ainda que Dilma dará continuidade aos projetos iniciados por ele

Lula criticou a imprensa. Disse que se dependesse dos "formadores de opinião", ele não teria nenhum voto (Ricardo Stuckert/PR)

Lula criticou a imprensa. Disse que se dependesse dos "formadores de opinião", ele não teria nenhum voto (Ricardo Stuckert/PR)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de dezembro de 2010 às 16h38.

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje, em Caucaia, na região metropolitana de Fortaleza, que Sérgio Gabrielli vai continuar na presidência da Petrobras. A declaração foi feita durante o lançamento da pedra fundamental da Refinaria Premium 2 que deverá ser construída no Complexo Industrial e Portuário do Pecém. A assessoria da presidente eleita Dilma Rousseff confirmou hoje a manutenção de Gabrielli no cargo.

"Quero cumprimentar - a palavra mais importante dada aqui hoje - o nosso querido companheiro José Sérgio Gabrielli, que ontem a companheira Dilma confirmou a continuidade dele na presidência da Petrobras", afirmou Lula, quando saudou as autoridades presentes.

Em entrevista coletiva, o presidente comentou o fato de a Petrobras ter batizado de Lula o novo campo de petróleo na área de Tupi. "Fiquei orgulhoso", contou. "Não é meu nme. É o nome de um crustáceo. É o lula. Eu pensei que só tinha lula pequena, daquela que a gente faz isca. Nesses dias, eu vi que tem uma de 17 metros, a lula colossal", brincou. "Fiquei feliz. Sinceramente, eu fiquei feliz. Obrigado companheiro da Petrobras."

Durante o discurso, Lula disse ainda que Dilma dará continuidade aos projetos iniciados por ele. "Posso garantir a vocês. Pelo que eu conheço da minha companheira Dilma Rousseff, a nossa presidenta, que ela vai fazer com esse moço aqui (apontando para o governador do Ceará, Cid Gomes) uma parceria extraordinária e o Ceará vai continuar tendo uma participação no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) fantástica, porque o Nordeste aprendeu a gostar de coisa boa", afirmou.

"Aquele negócio de dizer que pobre não gosta de luxo é bobagem. O cara está na sua mansão, tomando uísque de não sei quantos anos, ele fala: 'Pobre não gosta disso. Pobre gosta é de pinga pura'. Aqui, ó", disse o presidente, ao fazer o gesto de uma "banana". "Pobre gosta de coisa boa. É que a gente não conhece escargot. Mas coloque escargot e um prato com feijão e farinha para ver se a gente não escolhe logo escargot'", disse.

"Esse negócio de que pobre se contenta com pouco é mentira, gente. Isso é coisa daqueles que exploraram a gente a vida inteira. Eles têm que saber que depois da passagem do Lula na Presidência o povo aprendeu a gostar de coisa boa. E mais ainda: o povo aprendeu que pode chegar lá."

Ele ainda criticou a imprensa. Disse que se dependesse dos "formadores de opinião", ele não teria nenhum voto. "Todos escrevem contra mim", comentou.

Acompanhe tudo sobre:Capitalização da PetrobrasEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEstatais brasileirasExecutivosGás e combustíveisGoverno DilmaIndústria do petróleoJosé Sérgio GabrielliPetrobrasPetróleoPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileiros

Mais de Mundo

Em Nova York, Milei se encontra pela 3ª vez com Musk

Evo Morales lidera marcha contra presidente da Bolívia em meio a tensões políticas

Ataque de Israel ao Líbano é revoltante e há risco de guerra total, diz Celso Amorim

Superiate naufragado na Itália pode guardar 'dados confidenciais' e senhas de governos nos cofres