Mundo

Lufthansa cancela quase todos os voos na Alemanha por greve

Nesta terça, 45 voos de longa distância já haviam sido cancelados na Alemanha

A Lufthansa cancelará um total de 678 voos em Frankfurt e 345 em Munique, 47 deles nesta terça-feira (Boris Roessler/Getty Images)

A Lufthansa cancelará um total de 678 voos em Frankfurt e 345 em Munique, 47 deles nesta terça-feira (Boris Roessler/Getty Images)

A

AFP

Publicado em 26 de julho de 2022 às 16h47.

Última atualização em 26 de julho de 2022 às 16h55.

A companhia aérea alemã Lufthansa comunicou, na segunda-feira, 25, que irá cancelar quase todos os seus voos na Alemanha na quarta-feira, 27, devido à uma convocação de greve dos funcionários em terra, aumentando assim um verão já caótico nos aeroportos de toda a Europa.

"A Lufthansa terá de cancelar quase toda a programação de voos em seus centros de Frankfurt e Munique na quarta-feira", disse a companhia aérea em comunicado. Mais de mil voos serão cancelados, incluindo alguns a partir desta terça, afetando cerca de 134 mil passageiros, acrescentou a empresa.

Leia também: Caos aéreo na Europa: quais são os direitos dos passageiros (europeus e brasileiros)?

A organização sindical Verdi convocou uma greve entre as 22h45 de terça-feira e 1h00 de quinta-feira, no horário de Brasília, "para aumentar a pressão" sobre a direção, exigindo um aumento salarial de 9,5%.

A greve afetará os funcionários de terra, especialmente a manutenção, mas também os operadores de veículos de reboque de aeronaves, essenciais para o bom funcionamento do aeroporto.

A Lufthansa cancelará um total de 678 voos em Frankfurt e 345 em Munique, 47 deles nesta terça-feira.

Nesta terça, 45 voos de longa distância já haviam sido cancelados na Alemanha.

No total, cerca de 7,5 mil passageiros procedentes de Ásia, Estados Unidos e América do Sul não puderam embarcar em seus voos para a Alemanha como estava previsto, informou a Lufthansa em comunicado.

"O impacto da greve pode causar cancelamentos e atrasos ocasionais na quinta e sexta-feira", disse a companhia aérea.

A greve acontece em plena alta temporada na Europa, a poucos dias do início das férias escolares em duas regiões do sul da Alemanha.

Ademais, os passageiros já sofreram nas últimas semanas longas esperas nos aeroportos e uma série de cancelamentos de voos por escassez de pessoal.

Desde o levantamento das restrições sanitárias no início deste ano, as companhias aéreas e os aeroportos enfrentaram problemas para dar conta do forte aumento na demanda, depois de dois anos de pouco movimento, durante os quais perderam muitos funcionários.

Estima-se que são necessários atualmente cerca de 7 mil trabalhadores no setor aéreo na Alemanha, segundo um estudo do instituto econômico IW, publicado no final de junho.

A Lufthansa já havia cancelado cerca de 6 mil voos na atual temporada do verão europeu, enquanto o principal aeroporto do país, o de Frankfurt, pretende reduzir o horário para "estabilizar ainda mais as operações aéreas" interrompidas.

Veja também:

Viagem de Nancy Pelosi a Taiwan deve alimentar tensões entre EUA e China

Zelenski pede a aliados mais sanções contra Rússia para lidar com 'guerra de gás'

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaAviõescompanhias-aereas

Mais de Mundo

Brasil está confiante de que Trump respeitará acordos firmados na cúpula do G20

Controle do Congresso dos EUA continua no ar três dias depois das eleições

China reforça internacionalização de eletrodomésticos para crescimento global do setor

Xiaomi SU7 atinge recorde de vendas em outubro e lidera mercado de carros elétricos