Mundo

Louvre reabre após quatro meses e restringe Mona Lisa — veja fotos

O museu mais visitado do mundo reabriu as portas nesta segunda-feira, 6, com protocolos mais rígidos de segurança diante do coronavírus

Visitantes em fila para ver a "Mona Lisa": portas barram acesso à obra para evitar aglomeração (Charles Platiau/Reuters)

Visitantes em fila para ver a "Mona Lisa": portas barram acesso à obra para evitar aglomeração (Charles Platiau/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de julho de 2020 às 08h23.

Última atualização em 7 de julho de 2020 às 02h21.

Uma das principais atrações turísticas da França, o Museu do Louvre, em Paris, reabriu para o público nesta segunda-feira, 6, depois de permanecer quase quatro meses fechado por causa da pandemia do coronavírus.

Para evitar aglomerações, o museu adotou novos protocolos de segurança, incluindo um controle mais rígido de acesso à obra de arte mais famosa do mundo, a "Mona Lisa".

O quadro de Leonardo da Vinci costuma provocar tumulto pelo grande número de pessoas afoitas por uma selfie. Para reduzir a confusão, a Sala dos Estados, onde é exposta a obra, conta agora com portas separadas de entrada e saída, obrigando os visitantes a seguirem um itinerário único. Sinais no chão lembrarão as pessoas de manterem o distanciamento social. Os visitantes poderão entrar em uma das duas filas e ficar alguns minutos diante de Mona Lisa, a três metros de distância.

Algumas salas continuarão fechadas, mas não faltará o que ver: são mais de 32.000 obras distribuídas em 45.000 metros quadrados abertos ao público. Inaugurado em 1793, o Louvre é o museu mais visitado do mundo, e recebe por ano cerca de 10 milhões de pessoas, número superior ao de turistas estrangeiros que visitam o Brasil a cada ano (menos de 7 milhões).

Com a União Europeia ainda fechada para turistas da maioria dos países fora do continente, incluindo o Brasil, a previsão é que o museu receba este ano menos de 2 milhões de visitantes.

Veja abaixo as fotos do primeiro dia de reabertura do Louvre.

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusMuseu do LouvreMuseusParis (França)

Mais de Mundo

Sobe para 25 o número de mortos em explosões de walkie-talkies do Hezbollah

Exército do Líbano detona dispositivos de comunicação 'suspeitos' após onda de explosões

Parlamento Europeu reconhece Edmundo González Urrutia como presidente eleito da Venezuela

Colômbia suspende diálogo com ELN após ataque a base militar